Autores: Roberta Nazareth de Proença (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – curso de Licenciatura em Física), Ariane Braga de Oliveira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – curso de Licenciatura em Física), Alberto Luís Dario Moreau (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – curso de Licenciatura em Física) Palavras-chave: Astronomia; concepções alternativas; séries iniciais do ensino fundamental Este trabalho procurou identificar as principais concepções alternativas de astronomia, de alunos das séries iniciais do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual de São Paulo após a concretização de uma sequência de estudo de Astronomia. Para isso procuramos expor a importância desta ciência, e, também as sugestões presentes nos PCNs e materiais disponíveis na rede, além de uma pesquisa de cunho teórico relativa a concepções alternativas de alunos sobre tópicos de Astronomia. A pesquisa de caráter qualitativo foi aplicada a alunos de um 4° ano do ensino fundamental através de um questionário aberto. Diante disso, comparamos os resultados com as pesquisas já efetuadas em outros trabalhos. Verificamos que, embora os alunos tenham passado por uma sequência de estudo sobre Astronomia, as principais concepções já levantadas em trabalhos anteriores foram expressas pelos alunos. Isto nos revela que o ensino de Astronomia necessita de ênfase, reforçando outros trabalhos sobre o mesmo tema na literatura. Arquivo do Trabalho:
II SNEA – Atas – Comunicações Orais
ASTRONOMIA: CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (CO7)