Autores: Luciano Adley Costa Castro (Instituto Federal Norte de Minas Gerais/IFNMG), (Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências/IFUSP) Palavras-chave: Narrativa Ficcional; Ensino de Astronomia. As narrativas ficcionais têm sido apontadas como um importante recurso didático para o ensino de ciências. Entretanto, em nossos cursos universitários de física básica, tal recurso é ainda muitíssimo pouco explorado. No presente trabalho, apresenta-se uma proposta de texto narrativo ficcional para o ensino de conceitos de astronomia como parte integrante de um curso de mecânica básica. Para produzi-lo, empregou-se a proposta de estruturação de Labov, constituída de seis elementos estruturadores da narrativa, assim como elementos da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. Nossos primeiros resultados qualitativos, em concordância com o que se encontra na literatura correlata, confirmam a potencialidade desse recurso. Arquivo do Trabalho:
II SNEA – Atas – Comunicações Orais
ISAAC E ALBERT PERDIDOS NO ESPAÇO: UM TEXTO FICCIONAL PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE ASTRONOMIA EM UM CURSO UNIVERSITÁRIO DE MECÂNICA BÁSICA (CO30)