II SNEA – Atas – Comunicações Orais

TEMAS E CONTEÚDOS ABORDADOS EM TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA NO BRASIL (CO22)

Autores:

Paulo Sergio Bretones (Universidade Federal de São Carlos/Departamento de Metodologia de Ensino), Gabriela Brito Ortelan (Universidade Federal de São Carlos)

Palavras-chave:

estado da arte, pesquisa acadêmica, temas em Astronomia

A análise de teses e dissertações sobre educação em Astronomia no Brasil mostra as tendências e lacunas a serem supridas nesta área. Este trabalho apresenta um estudo do tipo estado da arte nas teses e dissertações em ensino de Astronomia apresentados no Brasil de 1973 até 2010, tendo como descritor principal os temas e conteúdos tratados nos 70 trabalhos analisados. Além disso, procurou-se fazer uma relação com outros descritores como: ano de defesa, nível escolar e foco temático. O estudo dos temas em tais trabalhos reflete o que está sendo pesquisado nas universidades, e muitas vezes, os temas que estão sendo abordados nas escolas e ambientes não formais. Para o conjunto geral dos trabalhos, os resultados mostram a predominância do tema Sistema Sol-Terra-Lua, que diz respeito a trabalhos que tratam de fases da Lua, marés, estações do ano, eclipses, distâncias Sol-Terra-Lua, com 19,7% dos trabalhos analisados, seguido pelo tema Sistema Solar, com 17,8%.  Foi feita uma análise dos trabalhos de cada um dos dois temas mais abordados. Para trabalhos relacionados ao Sistema Sol-Terra-Lua, o nível de maior ocorrência foi o Ensino Fundamental, com 45,2% do total. Para os trabalhos referentes ao tema Sistema Solar, os níveis mais abordados foram o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, ambos com 35,7%.

Arquivo do Trabalho:

application/pdf iconSNEA2012_TCO22.pdf