Autores: Fabiana Andrade de Oliveira (UFMS / CCET), Rodolfo Langhi (UFMS / CCET / Pós Graduação em Ensino de Ciências) Palavras-chave: Educação em Astronomia, poluição luminosa, abordagem temática, conscientização socioambiental. Este trabalho consiste na elaboração e aplicação de uma sequência didática pautada na perspectiva da Abordagem Temática Freireana, a qual propõe a escolha de um tema que represente um problema social para os estudantes, a fim de serem motivados a refletir criticamente sobre a sua realidade e buscar por respostas. Nesse sentido, buscou-se romper com um ensino conteudista, por acreditar que o tema, como ponto de partida do ensino, possibilita o desenvolvimento de competências e habilidades, dentre as quais a contextualização social do ensino. Dessa maneira, objetivou-se elaborar uma proposta e aplicá-la em uma turma de Ensino Médio. Metodologicamente foi utilizada a Análise Textual Discursiva para investigar as atividades desenvolvidas pelos alunos e as observações dos diários do pesquisador, abordando aspectos de contextualização e de tomada de consciência socioambiental que podem ser promovidos em uma sequência estruturada pelo tema: a Poluição Luminosa (PL). Os resultados demonstraram que os alunos desconhecem a PL e seus efeitos sob o céu noturno e não possuem uma postura inicial de preocupação com questões ligadas ao meio ambiente. A partir desta proposta, constatou-se uma tomada progressiva de consciência acerca das problemáticas derivadas da PL. Apresentamos como resultados principais um conjunto de aspectos necessários para que ocorram indícios de conscientização socioambiental sobre a PL, conduzindo à construção de elementos que promovam a formação cidadã dos estudantes, enquanto indivíduos reflexivos e críticos embasados em conhecimentos científicos. Arquivo do Trabalho:
II SNEA – Atas – Comunicações Orais
INVESTIGANDO ASPECTOS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL SOBRE A POLUIÇÃO LUMINOSA NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TEMÁTICA (CO2)