PRESENCIAL

XLIX RASAB



Informações gerais



A Diretoria da SAB tem o prazer de anunciar a realização da XLIX Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira, que ocorrerá de 25 a 30 de outubro de 2026, no Praiamar Natal Hotel & Convention, em Natal-RN.

Para proporcionar a oportunidade de uma maior integração entre os associados e oferecer uma visão geral da atividade científica da comunidade astronômica, a XLIX Reunião Anual da SAB será realizada no seguinte formato de programação:

  1. Conferências de palestrantes convidados e mesas de debate;
  2. Comunicações orais curtas de 20 min, em sessões plenárias;
  3. Comunicações orais curtas de 10 min, em sessões temáticas paralelas;
  4. Apresentações de painéis;
  5. Sessões paralelas de discussão temática;
  6. Workshops e/ou Reuniões de Grupos e/ou Comissões SAB.

 

[Informações gerais] [Prazos e datas importantes] [Valores] [Avisos importantes] [Submissão de trabalhos] [Submissão: Workshops e Reuniões de Grupos] [Código de Ética] [Organização e Comissões]

 



1. Prazos e datas importantes

Ações Início Término
Submissão de resumos de trabalhos 02/02/2026 24/04/2026
Pedido de auxílio (estudantes e pesquisadores) 02/02/2026 24/04/2026
Pagamento da taxa de inscrição com desconto 02/02/2026 15/07/2026
Inscrição Espaço Kids (faixa etária 4 a 15 anos) 02/02/2026 07/08/2026
Submissão de proposta de workshop/reuniões de grupos (vide item 5 desta página) 02/02/2026 07/08/2026
Confirmação de participação no evento 01/06/2026 10/09/2026

Divulgação dos trabalhos aceitos e programação

Ações Data
Divulgação dos trabalhos aceitos 31/05/2026
Divulgação da programação geral do evento 30/09/2026

Calendário RASAB 2026

 
[Informações gerais] [Prazos e datas importantes] [Valores] [Avisos importantes] [Submissão de trabalhos] [Submissão: Workshops e Reuniões de Grupos] [Código de Ética] [Organização e Comissões]
 

2. Valores

Categoria de 02/02
até 15/07/2026
após 15/07/2026
Efetivos R$ 840,00 R$ 960,00
Efetivos (doutorandos/as em Astronomia/Áreas afins) R$ 360,00 R$ 400,00
Aspirantes (mestrandos/as em Astronomia/Áreas afins) R$ 240,00 R$ 280,00
Amador R$ 250,00 R$ 290,00
Júnior (estudantes de nível médio/universitários) R$ 120,00 R$ 140,00
Não associados R$ 1.200,00 R$ 1.380,00

Tarifa de Associados

Para se inscrever na XLIX Reunião Anual da SAB pagando a taxa de associado, é obrigatório:

  • Estar quite com a anuidade até 2026;
  • Anexar a Carteira de Associado no momento da inscrição.

Caso contrário, será cobrada a taxa de não associado.

» Como consultar sua situação e obter a Carteira de Associado.

Para regularizar sua situação, entre em contato com a secretaria da SAB (secsab@sab-astro.org.br).

Novos associados

Para não associados que queiram se associar e participar da XLIX RASAB, pagando a taxa de inscrição de acordo com sua categoria, a adesão deve ser solicitada até 01/06/2026, com o devido pagamento da primeira anuidade até 15/06/2026. Informações sobre como solicitar sua adesão podem ser encontradas em: https://sab-astro.org.br/associacao/adesao.

Participação avulsa

Aqueles que queiram participar da XLIX Reunião Anual por um só dia (sócios ou não) podem fazê-lo pagando uma taxa diária de R$ 300,00. O pagamento deve ser feito em espécie no próprio dia, no local da reunião, ou mediante comprovante de depósito bancário.

Convênios

Associados(as) da SBF pagam a mesma taxa de inscrição de associados(as) da SAB, conforme a categoria à qual pertencem na SBF. Associados(as) da ABP pagam a taxa correspondente à categoria de Astrônomo Amador.

[Informações gerais] [Prazos e datas importantes] [Valores] [Avisos importantes] [Submissão de trabalhos] [Submissão: Workshops e Reuniões de Grupos] [Código de Ética] [Organização e Comissões]

 

3. Avisos importantes


Hospedagem

A SAB fez parceria com o Praiamar Natal Hotel & Convention e com o Praiamar Express Hotel (a 200 metros do Praiamar Natal Hotel & Convention). Para informações, acesse o link abaixo:

Links de reservas para XLIX RASAB
» PRAIAMAR NATAL HOTEL & CONVENTION
» PRAIAMAR EXPRESS HOTEL
Código promocional: ASTRONOMICA

Canal de discussão do evento

Interessados em encontrar outros participantes para dividir quarto e/ou trocar informações, entrem no canal de discussão da XLIX RASAB pelo link abaixo. O canal também será utilizado para divulgar informações e estimular a interação entre os participantes do evento.

LINK EM BREVE

 

Pedido de auxílio para diárias (alunos e pesquisadores)

Os participantes podem solicitar ajuda de custo para diárias preenchendo o requerimento disponível no link abaixo até o dia 24/04/2026:

LINK DISPONÍVEL EM 02/02/2026

Após o preenchimento, aguarde nosso contato por e-mail; os resultados dos pedidos serão informados até o dia 31 de agosto.
Em caso de deferimento, o auxílio será pago durante o evento, mediante assinatura de recibo; para isso, os(as) participantes deverão procurar a secretaria do evento no local.

 

Espaço Kids

A diretoria quer disponibilizar um espaço de cuidado criativo para crianças e adolescentes acompanhantes de participantes da RASAB, explorando todas as potencialidades do Hotel Praiamar Natal, com atividades realizadas por recreadores. Para tanto, solicitamos manifestação de interesse em utilizar esta facilidade para crianças de 4 a 15 anos que já não utilizem fraldas. Os interessados deverão preencher o formulário pelo link abaixo até o dia 07/08/2026.

LINK DISPONÍVEL EM 02/02/2026

 

[Informações gerais] [Prazos e datas importantes] [Valores] [Avisos importantes] [Submissão de trabalhos] [Submissão: Workshops e Reuniões de Grupos] [Código de Ética] [Organização e Comissões]

4. Submissão de trabalhos

Ao submeter os trabalhos, os(as) participantes deverão selecionar a área, indicar o formato de apresentação desejado e seguir as orientações abaixo:

  1. Os resumos devem ter até 2100 caracteres e podem ser escritos em português ou inglês, apresentando obrigatoriamente:
    1. problema/questão de pesquisa e/ou objetivos do trabalho;
    2. desenvolvimento e metodologia empregada;
    3. panorama dos resultados obtidos e/ou esperados;
    4. considerações/conclusões.
  2. Todos os autores do trabalho e suas respectivas instituições deverão ser incluídos no formulário de submissão.
  3. O texto deve ser escrito considerando a norma culta da língua escolhida.

Formatos de apresentação

Ao submeter os trabalhos, os(as) participantes deverão explicitar o formato de apresentação pretendido, optando entre as seguintes possibilidades:

  1. Comunicações orais de 20 min, em sessões plenárias (limitadas a 16 apresentações).
    Destinam-se a trabalhos com resultados publicados e/ou de alto impacto, cuja relevância abrange um amplo conjunto de áreas.
  2. Comunicações orais de 10 min, em sessões temáticas paralelas (limitadas a 84 apresentações).
    Indicadas para trabalhos com resultados consolidados, porém de escopo mais específico.
  3. Apresentações em formato de pôsteres.
    Para trabalhos ainda em andamento com resultados preliminares ou de abrangência mais restrita.
    Os pôsteres devem ter cordinha para pendurar e recomenda-se o tamanho A0.

Áreas

As áreas para submissão de trabalhos são:

  1. Astrobiologia;
  2. Astroquímica;
  3. Astrometria;
  4. A Galáxia & Meio Interestelar;
  5. Diversidades étnico-raciais, culturais e de gênero na Astronomia;
  6. Divulgação em Astronomia;
  7. Educação em Astronomia;
  8. Estrelas & Física Solar;
  9. Galáxias & Núcleos Ativos;
  10. História da Astronomia;
  11. Instrumentação e Software;
  12. Objetos Compactos, Cosmologia & Altas Energias;
  13. Sistemas Planetários;
  14. Sistema Solar;
  15. Trabalhos em Astronomia Amadora.

Plataforma de submissão

Para fazer sua submissão, acesse a plataforma do evento:

LINK DISPONÍVEL EM 02/02/2026

Avaliação dos trabalhos

A aceitação dos trabalhos e a definição de sua forma de apresentação serão determinadas pela Comissão Organizadora Científica, com base na análise dos resumos submetidos. Os resumos de todos os trabalhos aceitos ficarão disponíveis para consulta na programação do evento.

Para quaisquer dúvidas, entre em contato com a Secretaria: secsab@sab-astro.org.br.

[Informações gerais] [Prazos e datas importantes] [Valores] [Avisos importantes] [Submissão de trabalhos] [Submissão: Workshops e Reuniões de Grupos] [Código de Ética] [Organização e Comissões]

5. Submissão de proposta de Workshops e Reuniões de Grupos

A realização de workshops e/ou reuniões de grupos integrará a programação RASAB, ocorrendo no dia 29 de outubro à tarde, com o objetivo de aproveitar a estrutura para fomentar maior integração entre associados/as e divulgar linhas/projetos de pesquisa e/ou ações de formação. Os mesmos deverão ser propostos e organizados por associados/as, sendo a estrutura física (sala, cadeiras, projetor de imagem, internet e som) garantida pela XLIX RASAB.

As propostas deverão ser enviadas para o email secsab@sab-astro.org.br, contendo o resumo do evento, justificativa, número de participantes e programação pretendida. A Comissão Organizadora Científica definirá os eventos a serem realizados, caso o número de propostas seja maior do que o espaço disponível. Todos os participantes dos eventos deverão se inscrever na XLIX RASAB, pagando a taxa de inscrição conforme a categoria de associado ou a taxa diária (neste caso, não terão acesso aos demais dias da RASAB).

[Informações gerais] [Prazos e datas importantes] [Valores] [Avisos importantes] [Submissão de trabalhos] [Submissão: Workshops e Reuniões de Grupos] [Código de Ética] [Organização e Comissões]



6. Código de Ética

Todos os(as) participantes da XLIX Reunião Anual da SAB devem estar cientes e agir em conformidade com o Código de Ética da Sociedade Astronômica Brasileira. O documento completo pode ser consultado no seguinte link:

[Informações gerais] [Prazos e datas importantes] [Valores] [Avisos importantes] [Submissão de trabalhos] [Submissão: Workshops e Reuniões de Grupos] [Código de Ética] [Organização e Comissões]



7. Organização e Comissões

Coordenação Geral

Secretaria-Geral da SAB

Comissão Organizadora Científica

Adriana Benetti Marques Valio (CRAAM/Mackenzie)
Alan Alves Brito (UFRGS)
Alberto Rodríguez Ardila (ON)
Arianna Cortesi (OV/UFRJ)
Bruno Corrêa Quint (Vera Rubin)
Cláudia Vilega Rodrigues (INPE)
Daniel Brito de Freitas (UFC)
Eder Martioli (LNA)
Felipe Braga Ribas (UTFPR)
Hélio Jaques Rocha Pinto (OV/UFRJ, Diretoria da SAB)
José Dias do Nascimento Júnior (UFRN)
Leonardo Andrade de Almeida (UFRN)
Luciano Fraga (LNA)
Lucimara Pires Martins (NAT/UniCid, Diretoria da SAB)
Maria Jaqueline Vasconcelos (UESC)
Marina Trevisan (UFRGS, Diretoria da SAB)
Matthieu Sébastien Castro (UFRN, Diretoria da SAB)
Patrícia Figueiró Spinelli (MAST)
Paula Rodrigues Teixeira Coelho (IAG/USP, Diretoria da SAB)
Sandro Barboza Rembold (UFSM)
Simone Daflon dos Santos (ON)
Valerio Marra (UFES)
Vera Aparecida Fernandes Martin (UFFS)
Wagner José Corradi Barbosa (LNA)
Rafael Alves de Souza Ribeiro (IAG/USP)
Rogério Riffel (UFRGS)
Sânzia Alves do Nascimento (UFRB)
Sérgio Scarano Junior (UFS)

Comissão Organizadora Local

Bruno Canto (UFRN)
Izan de Castro Leão (UFRN)
Jefferson da Costa (UFRN)
José Dias do Nascimento (UFRN)
Leonardo Almeida (UFRN)
Marina Trevisan (UFRGS, Diretoria da SAB)
Matthieu Sébastien Castro (UFRN)
Rodrigo Holanda (UFRN)
Wandeclayt Martins de Melo (Projeto Céu Profundo)

Secretaria de Apoio à Organização

Giuliana Teixeira Pinho e Souza Henriques (UFRN)
Patrícia Aline de Oliveira (LNA)

[Informações gerais] [Prazos e datas importantes] [Valores] [Avisos importantes] [Submissão de trabalhos] [Submissão: Workshops e Reuniões de Grupos] [Código de Ética] [Organização e Comissões]