VII SNEA – Atas – Comunicações Orais

A ASTROFOTOGRAFIA COMO RECURSO EDUCATIVO NO ENSINO DE ASTRONOMIA EM CURSOS DE ENGENHARIA
Thiago Gilberto Do Prado, Alessandro Knobay, Deyvid Barreto da Silva, Fábio Andrade De Moura

A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA EM TORNO DOS PLANETÁRIOS NO SUL DO BRASIL: UMA ANÁLISE DE REDES TEXTUAIS E FREQUÊNCIA LEXICAL A PARTIR DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS
Lucas George Wendt, Sonia Elisa Marchi Gonzatti, Andréia Spessato De Maman

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DOS PPCS DAS LICENCIATURAS EM GEOGRAFIA, FÍSICA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PEDAGOGIA
Elias Naor Schlosser, Camila Tonezer, Roberta Chiesa Bartelmebs

A OBSERVAÇÃO DO MOVIMENTO DO SOL EM UMA TURMA DE ALFABETIZAÇÃO NA ZONA RURAL
Silvania Sousa do Nascimento, Vania Vieira Orquiza

ARTE, CIÊNCIA E DIDÁTICA: LA LUNA DE DONATO CRETI COMO OBJETO DE LEITURA IMAGÉTICA NO ENSINO DE ASTRONOMIA
Telma Augusta Diniz, Michel Corci Batista, Gabriel Luiz Nalon Macedo, Luciano Carvalhais Gomes

ASTRONOMIA INDÍGENA: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO
Camila dos Santos Souza, Geovana Nabas Vicente, Maria Eduarda Medeiros Ribeiro, Maria Eduarda Monico Timoteo Silva, Marcos Cesar Danhoni Neve

ASTRONOMIA NUMA PERSPECTIVA FREIREANA E CULTURAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO POTIGUAR
Wanderlinge Henrique Da Cruz Marcelino, Flavia Polati Ferreira

ASTRONOMIA, FÍSICA E HISTÓRIA NO MINEIRÃO: O DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO PELA AÇÃO DE CONTAR HISTÓRIAS NA ATIVIDADE DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Samantha Jully, Guilherme Da Silva Lima

AULAS DE ASTRONOMIA NO PLANETÁRIO EM UM CURSO DE FÍSICA: A NÃO-FORMALIDADE NO ENSINO FORMAL PARA O ENGAJAMENTO AFETIVO
Rafael Kobata Kimura, Guilherme Frederico Marranghello, Cecilia Irala

BLENDER COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA VISUALIZAÇÃO DE EXOPLANETAS E SUAS CARACTERÍSTICAS
Raylan Ari Prestes, Marcelo Emilio

BRIÓFITAS COMO MODELO DIDÁTICO PARA A CORREÇÃO DE CONCEPÇÕES ANTROPOCÊNTRICAS SOBRE A VIDA EXTRATERRESTRE: EVIDÊNCIAS DE INTERVENÇÕES EDUCACIONAIS EM CONTEXTOS ANÁLOGOS DE EXPLORAÇÃO ESPACIAL
Hutson Roger Silva, Tâmara Grasiele Lima Miranda, Francisca Maria Rodrigues Andrade, Julia Rodrigues do Nascimento, Fabiana Santos Amorim Da Silva, Roberto Kennedy Ferreira Da Silva De Queiroz

CECILIA PAYNE EM EPÍGRAFES ACADÊMICAS: A PRESENÇA SIMBÓLICA PARA ALÉM DA ASTRONOMIA
Bárbara De Almeida Silvério, Bianca Eduarda Viana Guimarães, Camila Maria Sitko, Indianara Lima Silva

COMITÊ DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O USO PACÍFICO DO ESPAÇO: UM PRIMEIRO RELATO
Guilherme Frederico Marranghello, Cecilia Irala, Rafael Kobata Kimura, Demétrius William Lima, Katyany Silveira De Goes

CONEXÃO ASTRONOMIA: UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Adriano José Ortiz, Thiago Queiroz, Giovane Lopes Lima

CONSTELAÇÃO DO LETRAMENTO ASTRONÔMICO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
Gleici Kelly De Lima, Rodolfo Langhi

CONTRIBUIÇÃO DA DISCIPLINA ASTROBIOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Caroline Antunes Rosa, Marcelo Emilio

DA MATÉRIA ESCURA À FÍSICA DE PARTÍCULAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA SESSÃO TEMÁTICA DE PLANETÁRIO SOBRE COSMOLOGIA DENTRO DO ITINERÁRIO FORMATIVO DE ENERGIA E ASTRONOMIA PARA ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO
Amauri José Da Luz Pereira, Marcos Rincon Voelzke, Marcus Henrique Birckholz Christmann, Rodrigo Sanas Zomboni

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E ENSINO DE ASTRONOMIA E ASTROBIOLOGIA COM A SESSÃO DE PLANETÁRIO “VIDA FORA DA TERRA”
Eduardo Cardoso Correia

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E PENSAMENTO CRÍTICO: EXPLORANDO CRENÇAS DE ESTUDANTES EM VISITA AO PLANETÁRIO ITINERANTE DA UFTM
Hutson Roger Silva, Ana Carolina Donato Macêdo Gusmão, Eduarda Vitória Silva Queiroz, Pedro Donizete Colombo Junior, Daniel Fernando Bovolenta Ovigli

EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA NUMA PERSPECTIVA FREIREANA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Pablo Henrique Eugenio Bezerra, Flavia Polati Ferreira, Milton Thiago Schivani Alves

EDUCAÇÃO PARA EQUIDADE: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE ASTRONOMIA INDÍGENA EM UM PLANETÁRIO
Matheus Francisco Da Silva, Claudio Mateus Da Silva, Sarah Raquel Neves Silva, Sophia Maria Santos De Lima, Tassiana Fernanda Genzini De Carvalho

ENERGIA E ENSINO DE ASTRONOMIA: POTENCIALIDADES DIDÁTICAS DA SÉRIE ENIGMAS DO UNIVERSO
Marcos Orso Da Fonseca, Leticia Clementino dos Santos, Michel Corci Batista

ENTRE CÉUS, RIOS E SABERES: POR QUE FALAR DE ASTRONOMIA COM PROFESSORAS DA AMAZÔNIA?
Gracy Pinheiro Fortes, Sebastião Rodrigues Moura

ENTRE ESTRELAS E MITOS: UM ESTUDO SOBRE A ETNOASTRONOMIA DOS POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS
Vitoria Freitas Caetano De Oliveira, Marcelo Emílio

ESTUDO DIDÁTICO DE BINÁRIAS ECLIPSANTES COM DADOS DO TESS UTILIZANDO PYTHON
Alessandro Melo, Romualdo Eleutério, Danilo F. Da Rocha, Marcelo Emílio

ETNOASTRONOMIA EM PLANETÁRIOS E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA INTERCULTURAL
Marcelo Emilio, Anisio Lasievicz, Vitoria Freitas Caetano De Oliveira

GIORDANO BRUNO: UMA HISTÓRIA SOBRE A VIDA, OBRAS E CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL
Denilson Facioli De Carvalho, Monica De Cassia Siqueira

IFC DE OLHO NAS ESTRELAS: OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM A COMUNIDADE
Leonardo Knopf, Alisson Farias, Angelisa Benetti Clebsch

IMPACTOS DE UM MOMENTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO PLANETÁRIO DE VITÓRIA: EXPLORANDO O SISTEMA SOL-TERRA-LUA COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Fabio Bianchi De Moura, Crisane Aquino Meneghel, Sergio Mascarello Bisch, Messias Bicalho Cevolani, Edileuza Maria Da Silva Domingos Ferreira, Polyanna Silva Goronci

INSERÇÃO DE CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA EM AULAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Giovana Stefani, Eduardo A. Terrazzan

INVESTIGANDO O IMPACTO DO PLANETÁRIO ITINERANTE CÉU DO AGRESTE: UMA VISÃO DOS PROFESSORES PARTICIPANTES
Claudio Mateus Da Silva, José França De Andrade, Eduarda Beatriz De Lima Teixeira, Matheus Francisco Da Silva, Tassiana Fernanda Genzini De Carvalho

LEVANTAMENTO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS: INTERFACES ENTRE ENSINO DE ASTRONOMIA E ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
Eduardo Nunes Silva, Sonia Elisa Marchi Gonzatti, João Bastista Siqueira Harres

LITERATURA E ASTRONOMIA A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTO “A VIA- LÁCTEA” DE MONTEIRO LOBATO
Cristiano Papke, Camila Muniz De Oliveira, Taisy Fernandes Vieira, Camila Maria Sitko, Michel Corci Batista

O CÉU DOS POVOS INDÍGENAS COMO CAMINHO DECOLONIAL PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA À LUZ DA TAHC
Nairys Costa De Freitas, Camila Bezerra Silva Barboza, Daniel Guimaraes Tedesco, Mairton Cavalcante Romeu, Maria Cleide Da Silva Barroso

O TRÂNSITO DE VÊNUS : UMA ANÁLISE HISTÓRICA A PARTIR DE NOVAS TECNOLOGIAS
Pietro Giuseppe Cargnin Ferreira, Maria Julia Costa Mistura, Maria Rita Luzan Maraschi, Marcos Cesar Danhoni Neves

OBSERVANDO O CÉU: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE ASTRONOMIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Jomar Pilger De Almeida, Sergio Mascarello Bisch

OBSERVATÓRIO ITINERANTE: DA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS
Andrey Almeida Da Costa, Marília Barros Dias, David Cristiano Mendes De Nazaré, Rafaella Oliveira Silva, Franciney Carvalho Palheta

OBTENÇÃO E PROCESSAMENTO DE IMAGENS DE TELESCÓPIOS ROBÓTICOS COM SOFTWARES OPEN-SOURCE NO ENSINO DE ASTRONOMIA
Brunno Pleffken Hosti, Angela Cristina Cararo

OS CONSTRANGIMENTOS DIDÁTICOS NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DA TEORIA DO BIG BANG NO LIVRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Gabriel Luiz Nalon Macedo, Luciano Carvalhais Gomes, Telma Augusto Diniz, Michel Corci Batista

PLANETARIAR: INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO FORMAL E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO PLANETÁRIO PROF. JOSÉ BAPTISTA PEREIRA – UFRGS
Luciana Paiva, Deleon Ouriques Peres

PLANETÁRIOS E ENSINO DE ASTRONOMIA: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE PRÁTICAS ESCOLARES E MOSTRAS CIENTÍFICAS ITINERANTES
Sonia Elisa Marchi Gonzatti, Andréia Spessato De Maman, Cristine Inês Brauwers, Elise Cândida Dente

POPULARIZAÇÃO DE ASTRONOMIA POR MEIO DO DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E ARTE NO SUL DA BAHIA
Jules Batista Soares, Leandro De Oliveira Kerber

POR QUE LEVAR ASTRONOMIA CULTURAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA? UM OLHAR SOBRE AS PESQUISAS EM ENSINO DE ASTRONOMIA
Enrico Chiosini Nalon Silva, Cristina Leite

POTENCIAL DA SESSÃO DE PLANETÁRIO “ASTROFICÇÃO” E TÓPICOS DE INTERESSE DOS VISITANTES
Sophia Maria Santos De Lima, Tassiana Fernanda Genzini De Carvalho

PROGRAMA VENERA E O VIÉS POLÍTICO DA ASTRONOMIA
Pietro Giuseppe Cargnin Ferreira, Amanda Vitoria Ruzzi Valer, Maria Rita Luzan Maraschi, Maria Eduarda Monico Timoteo Silva, Marcos Cesar Danhoni Neves

RELAÇÕES ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA POR MEIO DO PLANETÁRIO ITINERANTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
André Luis Cordeiro Garcia, Rodolfo Langhi

RELATO DE EXPERIÊNCIAS OBTIDAS COM O DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA ELETIVA (OBA!) NOS ANOS DE 2023 A 2025
Maikon Barbosa De Araujo, Sergio Mascarello Bisch

RELÓGIO DE SOL COMO PROPOSTA DIDÁTICA PARA A OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA NO CÉU DIURNO COM O AUXÍLIO DA IMPRESSÃO 3D
Luís Piassa, Arão Victor Rocha dos Santos, Vitória Santos, Pedro Medeiros, Marcos Cesar Danhoni Neves

SATÉLITES E LIXO ESPACIAL COMO TEMAS GERADORES DE CONTEXTO NUMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE MECÂNICA CELESTE
Venerando Santiago De Oliveira, Gustavo De Araujo Rojas

SIMULADOR INTERATIVO DE TRÂNSITOS DE EXOPLANETAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA E ASTRONOMIA
Ícaro Meidem, Marcelo Emílio

TEATRO CÓSMICO: MODELAGEM CORPORAL PARA O ENSINO DA DINÂMICA DO SISTEMA SOL-TERRA-LUA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ALGUNS RESULTADOS E REFLEXÕES
Fabio Bianchi De Moura, Sergio Bisch, Laércio Ferracioli

TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE ASTRONOMIA – UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (2013–2023)
Elias Naor Schlosser, Camila Tonezer, Roberta Chiesa Bartelmebs

TELESCÓPIO REFRATOR: UMA PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO PARA FINS DIDÁTICOS
Yasmin Tami Fialho, Isabela Karvat, Milene Martins

UTILIZAÇÃO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL NO ENSINO DOS CONCEITOS DE PLANETAS E PLANETAS ANÕES DO SISTEMA SOLAR POR MEIO DE UMA INTERVENÇÃO COM UM PLANETÁRIO DIGITAL
Amauri José da Luz Pereira, Marcos Rincon Voelzke

VISIBILIDADE FEMININA NA ASTRONOMIA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA
Eduarda Beatriz De Lima Teixeira, Sophia Maria Santos De Lima, Tassiana Fernanda Genzini De Carvalho

VISUALIZANDO O INVISÍVEL: MATERIAL DIDÁTICO PARA DESENVOLVER A PERCEPÇÃO DA ESPACIALIDADE ENTRE A TERRA E A LUA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Ilana Tassia Assis Favacho, Franciney Carvalho Palheta