IV SNEA – Programa

– Programação Geral

 26/07/2016
Terça-feira
  27/07/2016
Quarta-feira
  28/07/2016
Quinta-feira
  29/07/2016
Sexta-feira
 8:00-9:40 Curso para Professores – Programação em separado
(Colégio Santo Agostinho)
Comunicações Orais A
(Sala de Cinema – IFG)
Comunicações Orais D (Auditório – IFG) Comunicações Orais E (Auditório – IFG)
 9:40-10:30 Coffee break
(Colégio Santo Agostinho)
Pôsteres A
Lançamento de livros

(Entrada e Pátio frontal ao Auditório – IFG)

Pôsteres C
Foto coletiva dos participantes

(Pátio frontal ao Auditório – IFG)

Pôsteres E

(Pátio frontal ao Auditório – IFG)

  10:30-12:10 Curso para Professores
(Colégio Santo Agostinho)
Comunicações Orais B
(Auditório – IFG)
Palestra 2
(Auditório – IFG)
Comunicações Orais F (Auditório – IFG)
  12:10-14:00 Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo
  14:00-15:30 Curso para Professores
(Colégio Santo Agostinho)
Mesa Redonda 1
(Auditório – IFG)
Encontros de pesquisas
(Sala de Cinema – IFG e Planetário da UFG)
Mesa Redonda 2
(Auditório – IFG)
  15:30-16:30 Coffee break
(Colégio Santo Agostinho)
Coffee break
Pôsteres B

(Pátio frontal ao Auditório – IFG)

Coffee break
Pôsteres D

(Pátio frontal ao Auditório – IFG)

Coffee break
Pôsteres F

(Pátio frontal ao Auditório – IFG)

  16:30-18:10 Curso para Professores
(Colégio Santo Agostinho)

Credenciamento e entrega de materiais
(Entrada do Auditório – IFG)

Comunicações Orais C
(Auditório – IFG)
Assembleia
(Sala de Cinema – IFG)
Encerramento
(Auditório – IFG)
18:30 Cerimônia de Abertura e Palestra 1 (Auditório – IFG)  Atividade cultural 1 (Planetário da UFG) Atividade cultural 2 (Planetário da UFG)

26/07

Cerimônia de Abertura
Palestra 1

Cuestiones actuales de Didáctica de la Astronomia entre Tolomeu y Copérnico
Nicoletta Lanciano (Università di Roma “La Sapienza” – Itália)
Local: Auditório – IFG

27/07

Mesa Redonda 1
Pesquisa e Ensino de Astronomia Cultural
Luís Paulo de Carvalho Piassi (USP)
Luiz Carlos Jafelice (UFRN)
Mediador: Jorge Ernesto Horvath (USP)
Local: Auditório – IFG

Atividade Cultural 1
Sessão de Planetário e observação do céu com telescópios
Local: Planetário da UFG

28/07

Palestra 2
Astronomia Cultural no Ensino de Astronomia?
Luiz Carlos Jafelice (UFRN)
Local: Auditório – IFG

Encontros de Pesquisa
Projeto de Observação Conjunta
Coordenador: Néstor Camino (UNPSJB – Argentina)
Local: Sala de Cinema – IFG

A Pós-Graduação em ensino e educação em Astronomia no Brasil
Coordenador: Paulo H. A. Sobreira (UFG)
Local: Planetário da UFG

Atividade Cultural 2
Atração Musical e observação do céu com telescópios

Local: Planetário da UFG

29/07

Mesa Redonda 2
A Astronomia nas Bases Curriculares Comuns
Elysandra Figueredo Cypriano (USP)
Cristina Leite (USP)
Geovana Reis (UFG)
Mediador: Juan Bernardino Marques Barrio (UFG)

Local: Auditório – IFG

– Cursos para pesquisadores em Educação em Astronomia e III Escola de Formação de Professores em Educação em Astronomia

Dia 26/07/2016 – terça-feira, em quatro horários entre 8h e 18h.

Colégio Santo Agostinho – Goiânia – GO
Rua 55 n. 63, esquina com Rua 56 (entrada pela Rua 56)
Evento do IV SNEA – Simpósio Nacional de Educação em Astronomia
Inscrições gratuitas e até dia 15/07/2016

Faça a sua inscrição aqui: https://snea-iv.planetarios.org.br/cursos

 

Programação dos Cursos

 

SALA A

III ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA

SALA B

III ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA

 

SALA C

CURSOS PARA PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA

 8:00-9:30 Desenhando corretamente as órbitas dos planetas e cometas de olhos fechados

João Batista Garcia Canalle (UERJ)

Ensinando sobre as fases da Lua: um experimento simples e de baixo custo

Melina Silva de Lima (Faculdades SENAI)

 9:30-10:30 Coffee break Coffee break Coffee break
  10:30-12:00 Comparação dos volumes dos planetas e do Sol e do Sol com as demais estrelas

João Batista Garcia Canalle (UERJ)

Construção de telescópios refratores de baixo custo

Gustavo Iachel (UEL)

  12:00-14:00 Intervalo Almoço Almoço
  14:00-15:30 Estrelas

Jorge Ernesto Horvath (USP)

De Kepler a Newton: gravitação universal ao alcance de todos (1ª parte)

Eliana Fernandes Borragini (UFRGS)

Metodologias de pesquisa em Educação em Astronomia

Juan Bernardino Marques Barrio (UFG)

  15:30-16:30 Coffee break Coffee break Coffee break
  16:30-18:00 Cosmologia

Jorge Ernesto Horvath (USP)

De Kepler a Newton: gravitação universal ao alcance de todos (2ª parte)

Eliana Fernandes Borragini (UFRGS)

Educação com Astronomia

Rodolpho Caniato

PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES ORAIS E DE PÔSTERS
Para ver a Programação das Apresentações, clique aqui.

– Comunicações Orais e Painéis

APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS – Comunicações Orais
Tempo de Apresentação: 15 minutos + 5 minutos de discussão

 

Comunicações Orais A (quarta-feira 27/07) – Sala de Cinema – IFG

Coordenador: Paulo S. Bretones

Hora

 

Título do trabalho Autores resumo
8h O ENSINO DE ASTRONOMIA E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: RELAÇÕES POSSÍVEIS

 

Fábio Matos Rodrigues e Viviane Briccia do Nascimento p.
8h20 INTERPRETAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA ACERCA DOS MODELOS GEOCÊNTRICO E HELIOCÊNTRICO

 

Flávia Polati e João Zanetic p.
8h40 CONCEPÇÕES SOBRE O SOL: UMA PROPOSTA DE CATEGORIZAÇÃO

 

Marcia Regina Santana Pereira p.
9h UM ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DO MOVIMENTO APARENTE DO SOL NO CONTEXTO DO PROJETO ANALEMA

 

Bianca Gellacic, Vanessa Maira dos Santos, Rodolfo Langhi p.
9h20 UMA LEITURA PEIRCEANA DE NÍVEIS DE SIGNIFICADO DAS ESTAÇÕES DO ANO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

 

Daniel Trevisan Sanzovo e Carlos Eduardo Laburú p.
Comunicações Orais B (quarta-feira 27/07) – Sala de Cinema – IFG

 Coordenador: Elizandra Freitas Moraes Borges

Hora

 

Título do trabalho Autores resumo
10h30 O ENSINO DE ASTRONOMIA NO NÍVEL MÉDIO: UM ESTUDO COM PROFESSORES NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE

 

João Feliciano de Souza Júnior e Auta Stella de Medeiros Germano p.
10h50 ESTILOS DE PENSAMENTO E AS INTERPRETAÇÕES SETECENTISTAS SOBRE A ORIGEM DAS MANCHAS SOLARES

 

Maria Amélia Monteiro p.
11h10  O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO ABORDAGEM DIDÁTICA EM TEMAS DE ASTRONOMIA: POSSIBILIDADES DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Fábio Matos Rodrigues, Viviane Briccia do Nascimento, Camile Barbosa Moraes p.
11h30 INSERÇÃO DE EXPERIMENTOS HISTÓRICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PARTICIPAÇÃO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA NO PROJETO ERATÓSTENES 2015

 

Flávia Polati et al. p.
11h50 UM RECORTE SOBRE A EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CURITIBA: Documento oficial e Professores

 

Angel Honorato e Marcos Antonio Florczak p.
Comunicações Orais C (quarta-feira 27/07) – Sala de Cinema – IFG

 Coordenador: Juan Bernardino Marques Barrio

Hora

 

Título do trabalho Autores resumo
16h30 O ENSINO DE ASTRONOMIA NOS CONTEXTOS BRASILEIRO E PORTUGUÊS

 

Alessandra Daniela Buffon e Marcos Cesar Danhoni Neves p.
16h50 ELEMENTOS DE ASTRONOMIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO PÚBLICO PRIMÁRIO DO OITOCENTOS BRASILEIRO

 

Elrismar Auxiliadora Gomes de Oliveira e Cristina Leite p.
17h10 A LEI FEDERAL Nº 11.645 E OS MATERIAIS DIDÁTICOS EM ENSINO DE ASTRONOMIA CULTURAL

 

Marta de Souza Rodrigues e Cristina Leite p.
17h30 Ensino de Astronomia no Ensino Médio, uma proposta

 

Evonir Albrecht e Marcos Rincon Voelzke p.
17h50 Noções de Astrofísica e de Cosmologia Moderna nas Aulas de Física do Ensino Médio: Uma Sequência Didática a partir do Paradoxo de Olbers

 

Sophia Feld Santos e Marcos Antonio Florczak p.
Comunicações Orais D (quinta-feira 28/07) – Auditório – IFG

Coordenador: Daniel Bruno Vinhal dos Reis

Hora

 

Título do trabalho Autores resumo
8h OBSERVANDO A LUA COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA

 

Paula Cristina da Silva Gonçalves Simon e Paulo Sérgio Bretones p.
8h20 A EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO DE OLHO NO CÉU: ENSINO DE ASTRONOMIA PARA ALUNOS/AS DO FUNDAMENTAL

 

Uélber de Carvalho Farias et al. p.
8h40 A LITERATURA INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES NA PRIMEIRA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA “VIAGEM AO CÉU” COM MONTEIRO LOBATO

 

Elizandra Freitas Moraes Borges e Juan Bernadino Marques Barrio p.
9h A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE STELLARIUM COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO

 

Graciene Carvalho Vieira, Arilson Paganotti, Marcos Rincon Voelzke p.
9h20 TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E O ENSINO DE ASTRONOMIA: O USO DO SOFTWARE STELLARIUM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

 

Fábio Matos Rodrigues e Viviane Briccia do Nascimento p.
Comunicações Orais E (sexta-feira 29/07) – Auditório – IFG

 Coordenador: Lídia Carla do Nascimento

Hora

 

Título do trabalho Autores resumo
8h O ENSINO DE ASTRONOMIA SOB A LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: AS ESTAÇÕES DO ANO

 

Agatha Ribeiro Santana e Rodolfo Langhi p.
8h20 UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA AS ESTAÇÕES DO ANO Daiana Pellenz e Odilon Giovannini p.
8h40 UMA PROPOSTA DE ENSINO PROBLEMATIZADORA E DIALÓGICA SOBRE O SISTEMA SOL-TERRA-LUA.

 

Sérgio Mascarello Bisch p.
9h DETERMINAÇÃO OBSERVACIONAL DO ANALEMA. PROJETO DE OBSERVAÇÃO COMUM SULAMERICANO

 

Néstor Camino et al. p.
9h20 SOMBRAS NUMA MONTANHA. DETERMINACAO DA VELOCIDADE DA ROTAÇÃO TERRESTRE

 

Néstor Camino et al. p.
Comunicações Orais F (sexta-feira 29/07) – Auditório – IFG

Coordenador: Sérgio M. Bisch

Hora

 

Título do trabalho Autores resumo
10h30 A OBSERVAÇÃO DO CÉU NAS PROPOSTAS CURRICULARES ESTADUAIS E NOS LIVROS DIDÁTICOS

 

Gleice Kelen Dornelles Costa e Cristina Leite p.
10h50 EDUCAÇÃO NÃO FORMAL EM UM PLANETÁRIO MÓVEL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

 

Sonia Elisa Marchi Gonzatti, Andreia Spessatto De Maman, Werner Haetinger p.
11h10 REPRESENTAÇÕES SOBRE AS ESTRUTURAS DO UNIVERSO EM UMA VISITA AO PLANETÁRIO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

 

Bruna Raíssa Gomes dos Santos e Auta Stella de Medeiros Germano p.
11h30 VISITAS ESCOLARES EM UM OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO: CONHECIMENTO, INTERESSES E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS

 

Fernando Roberto da Costa Linhares e Silvania Sousa do Nascimento p.
11h50 FORMAÇÃO DE MONITORES PARA ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA ASTRONOMIA: UMA NECESSIDADE ATUAL

 

Lucas Guimarães Barros e Rodolfo Langhi p.

 

APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS – Painéis

Local: Pátio do IFG
Autores devem estar disponíveis junto aos seus painéis

 

 

Painéis A – 9h40-10h30 (quarta-feira 27/07)
Título do trabalho

 

Autores resumo
CONSTRUINDO OS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DO UNIVERSO NO ENSINO DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Antonio José Mineiro Junior, Kleyton Pereira Martins da Silva, Juan Bernardino Marques Barrio p.
OBSERVAÇÃO CELESTE A OLHO DESARMADO Wilson Henrique Tatto, Gelson Folle, Tina Andreolla p.
CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA VIDA NO UNIVERSO João Paulo Brito Siqueira e Victor Peres Silva p.
A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA Bruno Souza Lima, Alessandra Lisboa da Silva, Marcos Paulo Barbosa p.
UM ASPECTO DO ENSINO DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO NO INTERIOR DO RN Danilo Olimpio de Aquino e Ciclamio Leite Barreto p.
Desenhos no Céu Lídia Carla do Nascimento et al. p.
ANÁLISE E PREVISÃO DA ATIVIDADE SOLAR Marina Marques de Almeida Rosa da Cruz et al. p.
O USO DO GNOMON NO ESTUDO DA ASTRONOMIA E SUA SIMULAÇÃO EM SALA DE AULA Heliomárzio Rodrigues Moreira, Mairton Cavalcante Romeu, Paulo Otavio Bezerra Freitas Gouveia p.
O SOFTWARE STELLARIUM COMO MEDIADOR TECNOLÓGICO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA EM SÉRIES DO FUNDAMENTAL I Valéria Alves da Costa et al. p.
LANÇAMENTO DE FOGUETES DIDÁTICOS À PROPULSÃO DE ÁGUA Tina Andreolla e Magnun Felipe Maciel p.
ASTROBIOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E TRANSDISCIPLINAR PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL Lizangela Maria Almeida da Silva et al. p.
METODOLOGIA ATIVA E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FUSO HORÁRIO NO ENSINO MÉDIO. Mateus Araujo Bezerra Gamper, Robson Medrado de Oliveira, Juan Bernardino Marques Barrio p.
CONSTRUÇÃO DE MODELOS ASTRONOMICOS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: UMA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II Fábio Matos Rodrigues e Viviane Briccia do Nascimento p.
Painéis B – 15h40-16h30 (quarta-feira 27/07)
Título do trabalho

 

Autores resumo
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA COM O USO DO SOFTWARE ASTRO 3D Leandro Donizete Moraes e Arthur Justiniano Roberto Júnior p.
COORDENADAS GEOGRÁFICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL Robson Medrado de Oliveira, Mateus Araujo Bezerra Gamper, Juan Bernardino Marques Barrio p.
PROBLEMATIZAÇÃO E DIALOGICIDADE NO ENSINO DE ASTRONOMIA PARA O ENSINO MÉDIO: JÚRI SIMULADO SOBRE A NECESSIDADE DE INVESTIMENTOS EM PESQUISAS SOBRE O UNIVERSO Robson Leone Evangelista e Sérgio Mascarello Bisch p.
RPG: FERRAMENTA DE ENSINO EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NO ENSINO DE ASTRONOMIA Victor Teodoro de Souza e Juan Bernardino Marques Barrio p.
ASTRONOMIA: MOTIVAÇÃO NO APRENDIZADO DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA Viviane Magnan Savela Silva et al. p.
UMA PRÁTICA DE DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE SOLAR Alessandro Chicarelli Pereira e Lev Vertchenko p.
ASTRONOMIA NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL Elizandra Freitas Moraes Borges e Juan Bernardino Marques Barrio p.
EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA COMO ELETIVA NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL Daniel Bruno Vinhal dos Reis p.
A ÚLTIMA PERGUNTA: O CONTO DE FICÇÃO CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ASTRONOMIA. Luís Fernando Gomes Fernandes e Alexsandro Pereira Lima p.
CONSTRUINDO O DIAGRAMA HR COM O USO DO STELLARIUM NO ENSINO MÉDIO Maurício Girardi, Daniela Borges Pavani, Alan Alves Brito p.
A INFLUÊNCIA DO SOL SOBRE AS FORÇAS DE MARÉS Eduardo Rocha de Souza p.
UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: JOGO BATALHA ESPACIAL Clara Lúcia F. de Souza, Alexandra G. da Silva, Damiana P. de Sousa p.
Painéis C – 9h40-10h30 (quinta-feira 28/07)
Título do trabalho

 

Autores resumo
ENSINO ATRAVÉS DE MIDIAS VISUAIS DO SOL E SUAS CARACTERÍSTICAS. Áurea Cristina Pires Marcelino e Leiana Camargo p.
MAPAS CONCEITUAIS E SEU USO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE CONCEITOS DE ASTRONOMIA: UM ESTUDO DE CASO Marconi Frank Barros e Sérgio Mascarello Bisch p.
MODELO TRIDIMENSIONAL DO SOL: RECURSO DIDÁTICO PARA ANALISAR DIMENSÕES DA ESTRUTURA INTERNA E ORIGEM DA SUA ENERGIA Marcelo Antonio Amorim et al. p.
Software CELESTIA em Parceria com o Observatório SOFIA: Ferramentas de Divulgação e Alfabetização Científica Luis Ricardo Pereira Mucciaroni et al. p.
ASTROFÍSICA ESTELAR E SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO DE FÍSICA Mônica Bandecchi da Fonseca Vieira e Jorge Ernesto Horvath p.
SIMULADOR DIGITAL DAS LEIS DE KEPLER NO ENSINO DE ASTRONOMIA Edriano Carlos Campana e Rodolfo Langhi p.
ESFERA DE MADEIRA: UMA PROPOSTA DE MODELO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA Anderson Giovani Trogello et al. p.
MODELO EM ESCALA DE TAMANHO DO SISTEMA SOLAR: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Mariella Patti e Rodolfo Langhi p.
DESENVOLVIMENTO DE UM MOOC EM ASTROBIOLOGIA: UMA ABORDAGEM ÀS ORIGENS DA VIDA Rodrigo de Souza e Elysandra Figueredo Cypriano p.
UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM CTS NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO ENVOLVENDO A ASTRONÁUTICA Mateus Benevenutti Moreira e Aline Tiara Mota p.
OBA! UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NO ENSINO DE ASTRONOMIA Bruno Souza Lima e Alessandra Lisboa da Silva p.
ENSINO DE CONTEÚDOS RELATIVOS À EXOPLANETOLOGIA NA GRADUAÇÃO EM FÍSICA Gustavo Iachel p.
Painéis D – 15h40-16h30 (quinta-feira 28/07)
Título do trabalho

 

Autores resumo
OBSERVATÓRIO LOCAL DO HORIZONTE DA ESCOLA – OLHE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA Marcos Daniel Longhini, Hanny Angeles Gomide, Thiago Machado Luz p.
DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA ATRAVÉS DE MIDIAS DIGITAIS Carolina Rothe Mayer, Tina Andreolla, Luísa Teodoro p.
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS NO ESTADO DO PARANÁ PARA O ENSINO DA ASTRONOMIA Michel Corci Batista et al. p.
A PARTICIPAÇÃO DOS PIBIDIANOS DE FÍSICA DO IFMG CONGONHAS NA PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL CÔNEGO LUIZ VIEIRA DA SILVA NA XVIII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA Wagner Carvalho Peixoto e Arilson Paganotti p.
O ENSINO DE ASTRONOMIA, ASTROFÍSICA E COSMOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR DE FÍSICA Brendon Sebastião Marcos Barros et al. p.
 O ENSINO DE ASTRONOMIA NAS UNIVERSIDADES PARA OS FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. Peter Leroy Faria e Renato Augusto de Jesus p.
CARACTERIZAÇÃO DE UM CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE ASTRONOMIA E ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS CURSISTAS Renata Cristina de Andrade Oliveira et al. p.
CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA: INVESTIGAÇÃO EM GRUPO DE PROFESSORES DE PORTO ALEGRE Afonso Moresco Zucco, Daniela Borges Pavani, Alan Alves Brito p.
A CONTEXTUALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE UM CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA VOLTADO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Rachel Zuchi Faria et al. p.
INVESTIGANDO O IMPACTO DAS INTERVENÇÕES DE PROGRAMAS DE EXTENSÃO NO COTIDIANO ESCOLAR Gabriel Wolter Martell, Paulo Lima Junior, Daniela Borges Pavani p.
Painéis E – 9h40-10h30 (sexta-feira 29/07)
Título do trabalho

 

Autores resumo
UM ESTUDO SOBRE A ADAPTAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM ASTRONOMIA DO HEMISFÉRIO NORTE PARA O HEMISFÉRIO SUL Telma Cristina Dias Fernandes, Roberto Nardi, Nicoletta Lanciano p.
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ASTRONOMIA: O QUE DIZEM AS PESQUISAS? Fabiana Andrade de Oliveira e
Rodolfo Langhi
p.
PLANETÁRIO DIGITAL DE ANÁPOLIS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO Fabrizio de Almeida Ribeiro,
Juliana Vasconcelos Braga, Lídia Carla do Nascimento
p.
A ASTRONOMIA COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA

 

Kleyton Pereira Martins da Silva e Antonio Jose Mineiro Junior

 

p.
RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ASTRONOMIA

 

Isabela Marinho Menezes e
Jose Roberto Nogueira

 

p.
ASTRONOMIA NA ESCOLA

 

Isabela Marinho Menezes e Angel Fidel Vilche Pena

 

p.
VOLTA AO MUNDO EM 80 CARTÕES

 

Wanderley Marcílio Veronez, Avanilde Polak, Marcelo Emilio

 

p.
O USO DA ASTROFOTOGRAFIA PARA A DIVULGAÇÃO DE ASTRONOMIA: TÉCNICA E METODOLOGIA

 

Laura Neves do Amaral, João Rodrigo Souza Leão, Fabrício Ferrari

 

p.
ASTROFÍSICA: CIÊNCIA E CULTURA NA TERCEIRA IDADE

 

Guilherme Bruxel e Alan Alves Brito

 

p.
Painéis F – 15h40-16h30 (sexta-feira 29/07)
Título do trabalho

 

Autores resumo
OS PRIMEIROS 7 ANOS DO OBSERVATÓRIO SOFIA: GÊNESE, OBSERVAÇÕES, DIVULGAÇÃO, ASTROFOTOGRAFIA E IMPACTO

 

João Rodrigo Souza Leão et al.

 

p.
DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CULTURA CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA: ESTUDO DE CASO DO PLANETÁRIO DIGITAL DE ANÁPOLIS

 

Juliana Vasconcelos Braga et al.

 

p.
A DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Ana Maria Vieira de Souza et al.

 

p.
PROJETO ERATÓSTENES BRASIL 2010 A 2015

 

Samanta Ferreira Silva Antonio

 

p.
EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA POR MEIO DA GEOGRAFIA E DA CULTURA

 

Érika Kênia Sales Pereira

 

p.
CONCEPÇÕES SOBRE O SISTEMA SOLAR DE ESTUDANTES DA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE VITÓRIA, ES

 

Estevão Prezentino Sant’Anna e Sérgio Mascarello Bisch

 

p.
ENSINO INTERCULTURAL EM ASTRONOMIA COM CRIANÇAS INDÍGENAS

 

Maria José Ribeiro de Sá et al.

 

p.
O CÉU FALA E OS POVOS OUVEM: RELATO DE UMA AÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ASTRONOMIA CULTURAL

 

Ellen Regina Romero Barbosa, Hamilton Perez Soares Corrêa, Paula Santos Orofino

 

p.
O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS: UMA PROPOSTA DE AULA BASEADA EM PASSAGENS DO LIVRO “O PEQUENO PRÍNCIPE”

 

Tomás Parussolo Alves dos Santos e Aline Tiara Mota

 

p.
ASTRONOMIA CULTURAL EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE MODELOS

 

Flaubert Meira Rocha Lacerda

 

p.