Autores: Jonas Garcia de Souza (UNESP-Universidade Estadual Júlio de Mesquita filho/PPGEC) Palavras-chave: Educação em astronomia; Educação não formal; Mobilizações globais; Popularização da astronomia Uma reflexão acerca da importância da abordagem de temas como a astronomia nas escolas, com toda sua bagagem já bem estabelecida, batendo de frente com o descaso do tema na educação brasileira, torna-se necessária. Na busca por contribuições para a popularização e o ensino da astronomia, consideramos a educação não formal, compartilhada pelos clubes de astronomia, como um potencial a ser explorado, não sozinho, mas aliado à comunidade científica e escolar, num movimento contrário ao paradigma vigente nacional, por levar em conta os resultados de investigações sobre educação em astronomia. Neste caso, fazendo uso de mobilizações globais relacionadas à astronomia aliada a sua característica duplamente motivadora: tanto pela curiosidade pelos fenômenos celestes, quanto pela interação e colaboração com pessoas do mundo todo, que se sensibilizam e compartilham dos mesmos princípios. Complementando desta forma, o conteúdo que deveria fazer parte do currículo formal, divulgando a astronomia na escola de ensino fundamental, motivando o aprendizado de ciências como um todo. Arquivo do Trabalho:
II SNEA – Atas – Comunicações em painéis
PROTEGENDO O PLANETA PELO BRILHO DAS ESTRELAS: MOBILIZAÇÕES GLOBAIS NO ENSINO DE ASTRONOMIA (CP53)