Autores: Rui Manoel de Bastos Vieira (Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências – USP), Luis Paulo Piassi (Escola de Artes, Ciências e Humanidades – USP), Emerson Izidoro dos Santos (Estação Ciência – USP), Alberto Gaspar (Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá – Unesp) Palavras-chave: Ensino de Astronomia; Formação Continuada; Vigotski O presente trabalho discute uma proposta de formação continuada de professores de ciências concebida de modo a envolver os participantes na elaboração e realização de atividades didáticas de Astronomia para a educação básica por meio de diferentes recursos (aulas temáticas, mídia impressa e digital) e interações sociais orientadas pela teoria sócio-histórica de Vigotski. Também discutimos sobre a contribuição de importantes estratégias de formação tais como a participação dos professores-alunos ministrando oficinas em outros cursos de formação continuada de Astronomia e apresentação de painéis e comunicações orais em eventos da área de ensino relatando as atividades didáticas desenvolvidas. A proposta foi implementada por meio de um curso presencial de Especialização em Ensino de Astronomia oferecido pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades em colaboração com o Instituto de Física e a Estação Ciência e reconhecido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo. Com carga horária de 360h distribuídas em dois anos, participaram do curso 30 professores da educação básica da rede pública de São Paulo. Arquivo do Trabalho:
II SNEA – Atas – Comunicações em painéis
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: PROPOSTA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ASTRONOMIA (CP37)