Autores: Edson Rodrigues Santana (Universidade de São Paulo/ Instituto de Biologia), Caio Nagayoshi (Universidade de São Paulo/ Instituto de Biologia), Kellen N. Skolimoski (Universidade de São Paulo/ Instituto de Física) Palavras-chave: natureza da ciência, professores de ciência, ensino de astronomia As concepções de natureza da Ciência (CNC) de professores e sua influência na sala de aula tem sido tema de diversos estudos nos últimos anos. Porém, poucos estudos têm cruzado informações a respeito da formação do professor e sua CNC a respeito de uma ciência específica que não aquela de sua formação original. O presente estudo faz uma revisão dos últimos trabalhos sobre o tema e procura investigar a CNC de um professor biólogo de formação, mas que ministra aulas também sobre Astronomia. Procura-se averiguar se o professor reconhece na Astronomia aquelas características da natureza da ciência identificadas por ele próprio anteriormente. Conclui-se que há coerência no discurso do professor, porém é questionado se esta coerência pode ser resultado de uma simples extrapolação das suas concepções a respeito da Biologia, ou se de fato houve uma reflexão detida a respeito da Astronomia e sua natureza como ciência. Arquivo do Trabalho:
II SNEA – Atas – Comunicações em painéis
CONCEPÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA DE UM BIOLOGO ACERCA DA ASTRONOMIA (CP27)