Autores: Daniel Trevisan Sanzovo (Universidade Estadual do Norte do Paraná/Campus de Jacarezinho/CCHE/Colegiado de Matemática), Vanessa Queiroz (Colégio Objetivo-Maranata/Jacarezinho(PR)) Palavras-chave: Ensino de Astronomia, Representação Semiótica, Leis de Kepler, Estações do Ano O Ensino de Astronomia atrai cada vez mais pessoas e vem tendo cada vez mais publicações na área. Entre as dificuldades encontradas neste ramo do saber, destacamos a falta de conhecimento científico por parte dos professores e erros recorrentes encontrados em materiais didáticos. Além desses fatores, acreditamos que exista uma parcela devido à falta de conhecimento matemático. Baseados na teoria de registros de representações semióticas de Raymond Duval (2004), apresentamos uma proposta do uso desses registros no Ensino de Astronomia, em particular nos conteúdos Leis de Kepler e Estações do Ano. Arquivo do Trabalho:
II SNEA – Atas – Comunicações em painéis
UMA PROPOSTA DO USO DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ENSINO DE ASTRONOMIA: LEIS DE KEPLER E ESTAÇÕES DO ANO (CP20)