II SNEA – Atas – Comunicações em painéis

ANÁLISE DE ERROS CONCEITUAIS E DESATUALIZAÇÕES DE LIVROS DE CIÊNCIAS E GEOGRAFIA APÓS A ANÁLISE DO PNLD (CP6)

Autores:

Paulo Vitor de Morais (Universidade Federal do Triângulo Mineiro / ICENE / Aluno bolsista do grupo PET Conexões de Saberes – Ciências da Natureza e Matemática), Marcos Dionízio Moreira (Universidade Federal do Triângulo Mineiro / ICENE), Nilva Lúcia Lombardi Sales (Universidade Federal do Triângulo Mineiro / ICENE)

Palavras-chave:

Astronomia nos livros didáticos; erros em livros didáticos

A Astronomia é uma das ciências mais importantes e utilizadas desde tempos remotos. Assim, é coerente que nas escolas ela deva ser ensinada corretamente, mas não é o que se observa hoje. Diversas variáveis atrapalham o ensino desse conteúdo, como, por exemplo, o suporte ruim que os livros didáticos proporcionam para os professores e alunos. Os livros podem influenciar a qualidade do conteúdo a ser ensinado em sala de aula, pois a maioria dos professores dependem deles para lecionar porque não tiveram uma formação sólida de Astronomia. Os livros, portanto, não contendo informações fidedignas prejudicam o ensino e o aprendizado, e esta é uma importante razão para o desenvolvimento desse trabalho. E este tem o objetivo de identificar erros e desatualizações em livros didáticos de Ciências e Geografia, utilizados no ensino fundamental, aprovados nas últimas edições do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Estes erros e desatualizações foram analisados e divididos por ano escolar do livro. Foram feitas correções, comentários e comparações com pesquisas anteriores.

Arquivo do Trabalho:

application/pdf iconSNEA2012_TCP6.pdf