II SNEA – Atas – Comunicações Orais

O ROCK NO ENSINO DE ASTRONOMIA: SEMIÓTICA E PERSPECTIVAS CULTURAIS NO USO DE CANÇÕES (CO19)

Autores:

Emerson Ferreira Gomes (Universidade de São Paulo/Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências) , Luís Paulo de Carvalho Piassi (Universidade de São Paulo /Escola de Artes, Ciências e Humanidades)

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia, Canção, Semiótica

Diversos trabalhos apontam para o uso de produtos culturais no ensino de ciências, no caso desta pesquisa defendemos o uso da canção no ensino de Astronomia. Este trabalho identificará no discurso de canções dos conjuntos The Police e Paralamas do Sucesso, elementos textuais que possibilitem reflexões no âmbito conceitual, epistemológico e social na educação em Astronomia. No caso o nosso objeto de estudo são canções que permitem esse tipo de reflexão acerca de nosso satélite natural, a Lua.

Arquivo do Trabalho:

application/pdf iconSNEA2012_TCO19.pdf