Autores: João Eduardo Fernandes Ramos (Universidade de São Paulo/Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências), Luís Paulo Piassi (Escola de Artes Ciências e Humanidades da USP) Palavras-chave: Leitura, Humor, Contos, Astronomia e arte Será que é possível rir com a Astronomia? Para pensar sobre isto, observamos a presença do humor no conto A Distância da Lua, do escritor Italo Calvino, a fim de investigar o que pode tornar a ciência engraçada. Para tanto, utilizamos os estudos de Sírio Possenti e José Luís Fiorin sobre o humor na linguagem. Antes, no entanto, realizamos uma reflexão sobre a presença do humor no ensino e sobre a leitura de contos na aula de ciência. Nosso objetivo com isto é tentar observar como o humor pode ser utilizado como uma ferramenta didática para o ensino de Astronomia. Arquivo do Trabalho:
II SNEA – Atas – Comunicações Orais
AS AVENTURAS CÓSMICAS E CÔMICAS DE QWFWQ: A RELAÇÃO ENTRE O HUMOR E A ASTRONOMIA E SEU USO DIDÁTICO (CO16)