Autores: Bruno de Andrade Martins (UFMS/ CCET/ Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Apoio: CAPES- REUNI), Rodolfo Langhi (UFMS / CCET / Pós Graduação em Ensino de Ciências. Apoio: Programa de fomento do PTI C&T/FPTI-BR) Palavras-chave: Educação em Astronomia, Aprendizagem Significativa, Histórias em Quadrinhos, Atividades Experimentais. Este texto apresenta a problemática da formação de professores em um dos conteúdos de Astronomia e a consequente falha no ensino destes temas no ensino médio, apesar de os documentos oficiais apresentarem a necessidade de se trabalhar a Astronomia neste nível de ensino. Dentre as concepções alternativas em Astronomia que os alunos do ensino médio carregam consigo, mesmo após o término dos estudos, destacamos, nesta pesquisa, o fenômeno das fases da Lua. O desenvolvimento de estratégias diferenciadas em relação ao ensino tradicional, visando o processo de ensino-aprendizagem sobre este tema, foi contemplado neste trabalho como um dos resultados obtidos sob à luz dos referenciais da aprendizagem significativa, fundamentados em Ausubel. Segundo a proposta aqui apresentada, a participação ativa dos alunos na execução de uma atividade experimental e outras atividades didáticas, que visam sua contínua avaliação durante o processo, culminará com a elaboração de uma história em quadrinhos envolvendo as fases da Lua. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de atividade didática diferenciada sustentada pelos princípios teóricos da aprendizagem significativa aplicada ao ensino das fases da Lua durante as aulas de Física.
II SNEA – Atas – Comunicações Orais
UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE AS FASES DA LUA (CO10)