Autores: Vanessa Nóbrega de Albuquerque (Mestranda em Ensino de Ciências da Pós-Graduação Interunidades da USP), Cristina Leite (Universidade de São Paulo/Instituto de Física) Palavras-chave: natureza da ciência, Plutão, Três Momentos Pedagógicos Alguns pesquisadores apontam que um conhecimento integral da ciência pode promover uma postura mais crítica e menos dogmática em relação a este saber e/ou possibilitar uma relação mais significativa entre aluno-conhecimento (CACHAPUZ et al., 2005). Nesta perspectiva, apresenta-se neste trabalho uma proposta de ensino que procura promover discussões sobre algumas características do fazer científico com alunos do Ensino Médio. Esta é composta de seis atividades que, em conjunto, sistematizam os Três Momentos Pedagógicos – modelo metodológico que procura garantir o uso sistemático da dialogicidade, o que torna possível discutir temas selecionados a partir da problematização das falas dos alunos (MUENCHEN; DELIZOICOV, 2010). A intervenção foi inspirada na mudança de classificação de Plutão, que permite problematizar, por exemplo, a ciência como um processo em construção ou o caráter transitório e temporário do conhecimento científico, ao se estudar os conflitos e divergências que envolveram a nova classificação de Plutão (ALBUQUERQUE, LEITE, 2011). A história da descoberta e classificação dos planetas do Sistema Solar, métodos de determinação de distância, diâmetro e massa dos planetas, a definição de planeta e a reclassificação de Plutão estão entre os temas discutidos ao longo da intervenção. Espera-se que esta proposta contribua para que outros professores problematizem questões sobre a natureza da ciência no Ensino Básico, considerando uma formação pautada na dialogicidade, tanto para promover uma formação mais crítica em relação à ciência, quanto uma postura mais participativa dos estudantes no seu próprio processo de aprendizagem. Arquivo do Trabalho:
II SNEA – Atas – Comunicações Orais
O CASO PLUTÃO E A NATUREZA DA CIÊNCIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO BASEADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS (CO1)