NOTA DE FALECIMENTO – Reuven Opher

28 de novembro de 2020 by Helio Jaques Rocha-Pinto0

Reuven Opher
* Nova Iorque, 17 de julho de 1932
† Nova Iorque, 28 de novembro de 2020

Nota de pesar em nome do Departamento de Astronomia do IAG/USP.

É com grande pesar que soubemos do falecimento do nosso colega Prof. Reuven Opher no sábado, 28/11, pela manhã.

O Prof. Opher graduou-se em física pela City University em Nova York, EUA, em 1953 e doutorou-se em física nuclear pela Universidade de Harvard em 1958. Após trabalhar por 20 anos, entre 1962 e 1982, como docente do prestigioso Instituto de Tecnologia de Israel (Technion) onde chegou ao cargo de Professor Titular, ele se transferiu para a Universidade de São Paulo, trabalhando no IAG até sua aposentadoria compulsória em 2002. Após a aposentadoria, o Prof. Opher imediatamente aderiu ao programa de Professor Sênior e continuou a trabalhar no Departamento de Astronomia do IAG até 2014. Em 2015, tornou-se Professor Emérito do IAG/USP.

No IAG, o Prof. Opher foi o criador de toda a área de pesquisa em plasmas astrofísicos, magnetohidrodinâmica e turbulência, área em que orientou muitos trabalhos de pós-graduação, além de trabalhar também nas áreas de cosmologia e estudos do universo primordial. Aqui no IAG, ele orientou 13 teses de doutorado e 3 dissertações de mestrado. Seus ex-alunos do IAG atualmente estão dispersos em distintas instituições no Brasil (inclusive no próprio IAG) e no exterior.

Em sua longa carreira profissional de mais de 60 anos ininterruptos de atividade, o prof. Opher publicou centenas de artigos. Ele foi o criador das séries de conferências Nova Física no Espaço (desde 2002) e Challenges of New Physics in Space (desde 2008), que muito marcaram nossa comunidade.

O Prof. Opher sempre foi uma pessoa com muito entusiasmo. Em relação à ciência, ele sempre nos encorajava a pensar e a agir com o espírito aberto, “broadminded” como ele dizia, procurando ver como cada teoria ou processo físico poderia ter sua importância e aplicação em múltiplos contextos e escalas, fosse em escala estelar ou cosmológica! Seus alunos e os alunos de seus alunos, hoje orientadores, continuam com este legado formando novas gerações de pesquisadores na área.

O entusiasmo do Prof. Opher, discutindo ciência ou tocando violão em uma pausa do Challenges ou das reuniões anuais da SAB (ou da SAP – muitos vão se lembrar das paródias musicais que Opher compunha, tocava e cantava!), será sempre lembrado com enorme carinho.

Gastão B. Lima Neto


A Diretoria da Sociedade Astronômica Brasileira manifesta seu pesar pela perda de tão estimado colega, professor e orientador que muito contribuiu para a formação de pesquisadores de nossa comunidade. Nossas condolências aos familiares e amigos.