Estevão Prezentino Sant’Anna1, Sérgio Mascarello Bisch2 1 UFES/DFIS/PPGEMFIS, ps.estevao@gmail.com 2 UFES/DFIS/PPGEMFIS, sergiobisch@gmail.com Neste trabalho foram investigadas as concepções de um grupo de estudantes da EJA de Vitória sobre o Sistema Solar e sua composição. Esse tema foi escolhido porque o Sistema Solar é um tema que é abordado de várias formas e em espaços diferentes. Além de fazer parte de uma dissertação de mestrado que está em andamento com o título “Uma proposta dialógica para o ensino de Astronomia e Física para estudantes da Educação Básica a partir de uma problematização do tema ‘meteoros’”. Esse trabalho está baseado na perspectiva de Paulo Freire, utilizando a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos. Nessa metodologia, a dialogicidade e a autonomia do aluno são os pilares fundamentais para aprendizagem. As atividades estão sendo realizadas com duas turmas de primeira etapa da modalidade da Educação de Jovens e Adultos com participação de pelo menos 70 alunos. Para esta etapa da pesquisa, foram utilizadas três ferramentas para analisar as concepções iniciais dos alunos. A primeira consistiu em que os alunos representassem de forma livre e individual o Sistema Solar em uma folha de A4 em branco colocando legenda para facilitar a análise do mesmo. A segunda ferramenta é um questionário no estilo Likert sobre esse mesmo tema. A outra ferramenta é um tipo de avaliação continuada onde o professor fará um registro diário dos eventos e falas dos alunos com auxílio de filmagens e gravações de áudio. Entendendo a realidades dessa modalidade, todos os alunos foram submetidos às atividades, mesmo que em dias distintos e, mesmo assim, não foi observado nenhum resquício de contaminação. Os resultados já demonstraram, em uma análise superficial, que os alunos estão apegados a representações artísticas que, em larga escala, é divulgada nos livros didáticos e pela internet, mas que não representa o sistema solar em sua completude, com vícios em dimensionamento, posição, espacialidade e até na composição. Palavras-chave: Astronomia; Sistema solar; concepções; Educação de Jovens e Adultos. Trabalho Completo
IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis
Concepções sobre o Sistema Solar de Estudantes da Modalidade da Educação de Jovens e Adultos de Vitória, ES