Samanta Ferreira Silva Antonio1, Heloisa Alves Di Raimo2, Rodolfo Langhi3 1 Graduanda de Licenciatura em Física e bolsista do Observatório Didático de Astronomia da UNESP. samantantonio@outlook.com 2 Graduanda de Bacharelado em Física e bolsista do Observatório Didático de Astronomia da UNESP. helodiraimo@hotmail.com 3 Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Departamento de Física, UNESP, campus Bauru, coordenador do Projeto Eratóstenes no Brasil, rlanghi@fc.unesp.br Apoio: PTIC&T/FPTI-BR; PROEX-UNESP; CNPq Tendo em vista a escarces de ferramentas que fundamentem os professores e os demais no Ensino de Astronomia, o Projeto Eratóstenes tem como proposta trabalhar de forma continuada a autonomia do docente com auxilio da História da Ciência. O Projeto iniciado na Argentina tem como intuito reproduzir o feito realizado por Eratóstenes, grego que mediu o raio da Terra a partir de noções básicas de trigonometria. Projeto atuante no Brasil desde 2010, possui um roteiro aberto e flexível, que induz o professor a exercer suas habilidades criticas e reflexivas, otimizando seu ambiente de trabalho de acordo com suas devidas necessidades. O uso da História da Ciência surge para que o professor possa utiliza-la a partir de diversas formas de abordagens, desatando – se das propostas conteudistas e devidamente roteirizadas que sempre lhe é proposto, exercendo sobre ele uma cultura tecnicista. Palavras-chave: Educação em Astronomia; autonomia docente; formação de professores; experimento didático. Trabalho Completo
IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis
Projeto Eratóstenes Brasil 2010 a 2015