Peter Leroy1, Renato Augusto de Jesus2. 1Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/Museu de Ciências Naturais/GAIA,leroy@pucminas.br 2 Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/Museu de Ciências Naturais/GAIA, renato.augusto26@yahoo.com.br A Astronomia é uma das primeiras se não a primeira das ciências, e seu conhecimento em uma era de tecnologia e conquistas espaciais cada vez mais importantes só aumenta sua relevância. No Brasil, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) procuram estabelecer as competências básicas para a construção deste conhecimento, estabelecendo o eixo temático “Terra e Universo”, no qual estes temas são abordados. Entretanto, diversos trabalhos na área têm mostrado que a maioria dos alunos está concluindo o ensino médio sem um conhecimento satisfatório desses temas. Neste trabalho, aplicamos testes de conhecimento para os calouros e egressos dos cursos de Geografia, Biologia, Física e Matemática da PUC Minas. Verificamos que a grande maioria dos profissionais responsáveis por ministrar conteúdos de astronomia no ensino fundamental e médio não tem formação especifica deste assunto em suas graduações. Eles ingressam na Universidade sem este conhecimento especifico e o mesmo não é desenvolvido ao longo do curso. Verificamos que o problema é similar em várias Universidades brasileiras, contribuindo assim para a perpetuação da dificuldade encontrada no ensino médio e fundamental. Discutimos propostas para melhoria deste cenário. Palavras-chave: Astronomia; ensino fundamental; ensino superior; professores de ciências. Trabalho Completo
IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis
O ENSINO DE ASTRONOMIA NAS UNIVERSIDADES PARA OS FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO