Wagner Carvalho Peixoto1, Arilson Paganotti 2 1 Escola Estadual Cônego Luiz Vieira da Silva /Física, wagner.peixoto@educacao.mg.gov.br 2 IFMG-Congonhas/Física, arilson.paganotti@ifmg.edu.br No Estado de Minas Gerais, a distribuição dos conteúdos nas séries do Ensino Médio é estruturada através dos Conteúdos Básicos Comuns (CBC), seguindo uma proposta de ensino em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). No CBC, são estabelecidos os conhecimentos, as habilidades e competências que devem ser adquiridas pelos alunos na educação básica. Temas relacionados à Astronomia podem ser abordados em conformidade, principalmente com o Eixo Temático cinco. O Ministério da Educação, em seu manual sobre orientações curriculares para o ensino médio afirma que o estudo da gravitação é uma excelente oportunidade para discutir temas da Astronomia em seus aspectos físicos, históricos e filosóficos. Entretanto, por vários fatores, muitas vezes, a abordagem do conteúdo de Astronomia se restringe ao estudo das Leis de Kepler e da Gravitação Universal. A Escola Estadual Cônego Luiz Vieira participa de maneira ininterrupta desde 2010 da Olimpíada Brasileira de Astronomia, porém agora; em 2015, através da atuação do PIBID de Física do IFMG-Congonhas, foi possível intensificar a elaboração de uma preparação voltada para as provas. A preparação dos alunos foi realizada no contra turno e foi fundamentada na realização de palestras e aulas de resolução de exercícios relacionados aos temas abordados pela OBA. Os bolsistas do PIBID ficaram responsáveis por praticamente todo o processo de elaboração e apresentação das palestras, assim como a aplicação e correção das provas. A pesquisa foi realizada utilizando um questionário com oito questões aplicado aos alunos participantes da XVIII OBA. Esse questionário serviu como base para a realização de uma análise comparativa dos resultados obtidos pelos discentes após a intervenção preparativa realizada pelos bolsistas do PIBID. Com a análise das respostas verificamos que houve uma melhora quanto às notas obtidas na OBA e também foi percebida uma maior participação voluntária dos discentes nessa olimpíada. Palavras-Chave: Ensino; Astronomia; Oba; Pibid Trabalho Completo
IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis
A PARTICIPAÇÃO DOS PIBIDIANOS DE FÍSICA DO IFMG CONGONHAS NA PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL CÔNEGO LUIZ VIEIRA DA SILVA NA XVIII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA