Bruno Lima Souza1, Alessandra Lisboa da Silva2 1 Universidade de Brasília/Instituto de Física, bruno.sl2025@gmail.com 2 Universidade de Brasília/Faculdade de Educação, projetoolimpiadascem09@gmail.com Este trabalho relata a experiência de um projeto olímpico, realizado em uma escola pública de Ceilândia-DF, que objetiva motivar e preparar estudantes para olimpíadas cientificas de diversas áreas do conhecimento. Abordaremos o eixo de preparação específica para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica(OBA) e apresentaremos qualitativamente e quantitativamente os resultados olímpicos. Em 2009 a escola participou pela primeira vez da OBA, atendendo alunos do ensino médio. O preparatório para a OBA iniciou em 2011 com aulas ministradas por estudantes e egressos da escola, numa verdadeira rede solidária colaborativa de aprendizagens. Nas aulas de natureza lúdica e colaborativa, realizamos experimentos astronômicos com os estudantes e utilizamos ferramentas tecnológicas de ensino, como o aplicativo para celular Oliver e o Stellarium. Nos experimentos usamos materiais de baixo custo para trabalhar fenômenos e conceitos como Solstício, Equinócio, Órbitas Planetárias. A utilização de jogos também faz parte das estratégias pedagógicas do Ensino de Astronomia do preparatório olímpico. Em 2015 registramos um número 11 vezes maior de alunos premiados em relação ao ano de 2012. Com base nas motivações dos professores participantes da rede solidária e nos resultados escolares do projeto, compreendemos que o preparatório para a OBA promove também o despertar docente e o interesse pelas áreas de ciências, como Física, Matemática e Engenharias. Palavras-chave: Ensino de Astronomia; Projeto Olímpico; OBA; Rede Solidária Trabalho Completo
IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis
OBA! UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NO ENSINO DE ASTRONOMIA