IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

DESENVOLVIMENTO DE UM MOOC EM ASTROBIOLOGIA: UMA ABORDAGEM ÀS ORIGENS DA VIDA

Rodrigo de Souza¹, Elysandra Figueredo Cypriano2

1 Universidade de São Paulo/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas/rodrigosouza.etec@gmail.com

2 Universidade de São Paulo/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas/lys.figueredo@iag.usp.br

Este trabalho tem o objetivo de apresentar um estudo sobre o desenvolvimento de um MOOC – massive open online course – em Astrobiologia, focado na compreensão das origens da vida. A ferramenta MOOC surgiu a partir dos estudos de Siemens (2001) sobre a abordagens de ensino aprendizado, denominada conectivismo, segundo a qual o fator preponderante no aprendizado de um aluno é seu envolvimento em alguma rede social e seu acesso aos conteúdos disponibilizados na rede. Nesta perspectiva, o aprendizado surge a partir de uma necessidade vivenciada pelo aluno e a rede torna-se o instrumento pelo qual o professor desenvolve o aprendizado em seus alunos.

 Palavras-chave: MOOC, ensino de astronomia, origens da vida.


Trabalho Completo