Anderson Giovani Trogello1, Rodolfo Langhi2, Marcos Cesar Danhoni Neves3 Janer Vilaça4 1 Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho/Formação de Professores/trogello@hotmail.com.br 2 UNESP/Física/prof.langhi@gmail.com 3 UEM/Física/macedane@yahoo.com 4 Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho/Formação de Professores/janer@pti.org.br O ensino de astronomia é aguardado pelos estudantes da educação básica e é instituído pelos currículos nacionais (BRASIL, 1998) e estadual (PARANÁ, 2008). No entanto, este ensino enfrenta algumas dificuldades, como a dificuldade em abordar os fenômenos astronômicos nas aulas de ciências (PEDROCHI, DANHONI NEVES, 2005), principalmente pela utilização demasiada das aulas expositivas (KRASILCHIK, 2005). Reconhecer os fenômenos do céu e assimilá-los com os conceitos científicos exige mais que a simples exposição de conceitos. Uma das alternativas para o enfrentamento desta questão é a utilização de objetos de aprendizagem (TAVARES, 2008) na qual docente pode geometrizar alguns fenômenos, como os ligados à astronomia. Este trabalho procurou construir um objeto de aprendizagem para propiciar assimilações aos conceitos relativos: ao movimento aparente do Sol; a esfera celeste; as constelações; a estrutura da esfera celeste e suas relações com o movimento de rotação e translação terrestre. Tal produto foi confeccionado junto ao Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho de Foz do Iguaçu, Paraná, para colaborar com os trabalhos de educação informal e de formação continuada ofertados neste espaço. O objeto Esfera de Madeira é embasado no processo de assimilação da Esfera Armilar (SACROBOSCO, 1482 apud MARTINS, 2013). No desenvolvimento deste material foram utilizadas chapas de MDF 3mm; máquina de corte a laser; projeto confeccionado no programa CorelDraw®, além de cola, uma esfera de isopor de 5cm de diâmetro e uma haste metálica de 50cm de comprimento. Tal mecanismo após a confecção permitiu a contextualização da esfera celeste; bem como possibilitou demonstrar o movimento aparente das estrelas, a eclíptica, as constelações e a distancias das estrelas em relação ao nosso observador. O objeto produzido demostrou ser um mecanismo favorável ao de ensino de astronomia e necessita de investigações mais ordenadas para verificar se contribui com a construção de conceitos astronômicos. Palavras-chave: Ensino de Astronomia; Esfera Armilar; Esfera Celeste. Trabalho Completo
IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis
ESFERA DE MADEIRA: UMA PROPOSTA DE MODELO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA