Edriano Carlos Campana 1, Rodolfo Langhi 2 1 Centro Paula Souza/Etec Comendador João Rays Barra Bonita/SP, edrianocampana@yahoo.com.br 2 Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência/Unesp Bauru, rlanghi@fc.unesp.br O desenvolvimento desta proposta metodológica parte de duas motivações: a primeira é fazer com que o aluno antes de conhecer a teoria acerca da órbita dos planetas em torno do Sol possa primeiro visualizar na prática como seria tais movimentos. Partindo disso, ficaria mais fácil ao discente compreender os conceitos relacionados às Lei de Kepler. A segunda motivação parte da ideia de que há muitos equívocos no ensino de astronomia. A ideia é que o software para simular os conceitos visualmente, e com informações adicionais relevantes, minimize os erros a este respeito e possa ser um facilitador no processo ensino-aprendizagem. Portanto, o objetivo principal deste trabalho é desenvolver nos alunos os conceitos corretos sobre os movimentos dos planetas ao redor do sol através do correto entendimento das Leis de Kepler demonstrado através de um simulador desenvolvido em linguagem de programação. Palavras-chave: Simulador Digital; Leis de Kepler; Ensino de Astronomia
IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis
Simulador DIGITAL das Leis de Kepler no Ensino de Astronomia