IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

A ÚLTIMA PERGUNTA: O CONTO DE FICÇÃO CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ASTRONOMIA

Luis Fernando Gomes Fernandes1, Alexsandro Pereira Lima2

1 IFPB/Câmpus Catolé do Rocha/luis.fernandes@ifpb.edu.br

2 UFERSA/Câmpus Pau dos Ferros/alexlima@ufersa.edu.br

Embora a disciplina de Astronomia não esteja explicitamente descrita nos currículos escolares, seus conteúdos aparecem distribuídos ao longo de vários anos em disciplinas de Física e Ciências, por exemplo. O presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise do Conto de Ficção Científica (FC) A Última Pergunta (The Last Question) de Isaac Asimov, onde é apresentada a história do possível fim para o Universo, a morte térmica do Universo, e da possibilidade ou não de se reverter tal evento. A partir da discussão científica desse conto e de suas implicações, pretendeu-se fornecer uma nova abordagem para o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Astronomia pelos alunos. Além de propiciar a interdisciplinaridade ao permitir que temas relacionados a outras disciplinas possam ser discutidos ao longo da análise do Conto, tais como Filosofia e Sociologia. Desta maneira a questão da inovação da prática docente é apreciada de duas maneiras simultaneamente: primeiro a Ficção Científica como facilitador do processo de ensino e aprendizagem, segundo, a Astronomia como tema inovador capaz de despertar nos alunos um olhar e interesse totalmente novo sobre tópicos que estão a sua volta, mas que dificilmente discutidos de maneira adequada. Pôde-se observar que o contato com conto de ficção científica explicitou um ponto de vista diferente sobre o aprendizado de Física e Astronomia. Estando envolvidos em uma atividade onde a ciência, a literatura e outras formas de expressão artística caminharam juntas, os estudantes demonstraram maior interesse pelo conteúdo. Algo que possuía pouca ou nenhuma relevância em suas perspectivas, apareceu-lhes como um elemento novo e instigante e não como obrigação. Teorias cosmológicas, planetas do sistema solar, assuntos até então distantes e pouco significativos, passaram figurar como assuntos de extremo interesse para os estudantes.

Palavras-chave: ensino de astronomia, ficção científica, conto


Trabalho Completo