Daniel Bruno Vinhal dos Reis1, Juan Bernardino Marques Barrio2 1 Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudos Socioambientais Planetário da UFG, CEPI Pedro Xavier Teixeira, jackdanielsgo@gmail.com 2 Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudos Socioambientais, Planetário da UFG/Planetário da UFG juanbmb@hotmail.com A Educação em Astronomia por seu caráter eminentemente interdisciplinar pode ser um viés importante na educação básica atuando como forma agregadora de diferentes conhecimentos, tornando o ensino mais abrangente e eficaz. Buscando a implementação de uma Educação em Astronomia nas escolas de um modo geral, e em particular nas escolas de tempo integral, esta proposta teve por objetivo captar o conhecimento dos educandos com intuito de mensurar suas percepções de espacialidade por meio de observações em telescópios e oficinas de modo que seu processo de aprendizagem estivesse em consonância com as disciplinas já oferecidas pelo currículo vigente na instituição de ensino, haja vista que, os conteúdos de tais disciplinas perfazem os conteúdos também abordados na proposta de disciplina eletiva de Astronomia. Através da implementação da eletiva de Astronomia na escola CEPI Pedro Xavier Teixeira como formação interdisciplinar foi possível com base nos relatos dos alunos e das anotações de campo saber que elementos como fatores culturais e científicos nortearam o interesse dos educandos e assim favorecendo-os no processo de aprendizagem. Palavras-chave: Ensino Médio; Educação em Astronomia; Interdisciplinaridade. Trabalho Completo
IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis
ASTRONOMIA COMO ELETIVA NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL