Mateus Araujo Bezerra Gamper1; Robson Medrado de Oliveira2; Juan Bernardino Marques Barrio3 1 Colégio Expressão/mateusabezerra@gmail.com 2 Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Goiás/ robsonmedradooli@gmail.com 3 Planetário da Universidade Federal de Goiás/ juanbmb@hotmail.com Ao trabalhar com os temas geográficos que envolvem noções de matemática existem dificuldades por parte dos alunos, do ensino médio, na compreensão de tais assuntos, haja vista a falta de conhecimento básico da mesma. Uma das maiores dificuldades está no estudo dos fusos horários, tendo em vista a falta de uma visão espacial e não percepção da tridimensionalidade da terra e seu movimento de rotação, relacionando com os padrões criados no congresso de Washington em 1884 que definiu o sistema global de horas. Aplicamos o modelo cilíndrico de fusos horários utilizando a metodologia ativa, desenvolvida por Rodolpho Caniato, com objetivo de propiciar que o aluno visualize a tridimensionalidade terrestre. Numa perspectiva de ensino interdisciplinar foi feita uma parceria com o professor de Matemática da escola para juntos trabalhar os assuntos que envolvam ambas as disciplinas. A atividade foi desenvolvida com dois grupos de alunos e, posteriormente foi aplicado um questionário para que os mesmos se manifestassem. Pode-se perceber das respostas dos alunos o interesse pelo processo de ensino e a importância no processo de aprendizagem. Palavras-chave: Metodologia ativa, fuso horário, interdisciplinaridade. Trabalho Completo
IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis
METODOLOGIA ATIVA E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FUSO HORÁRIO NO ENSINO MÉDIO.