Bruno Lima Souza1, Alessandra Lisboa da Silva2, Marcos Paulo Barbosa3 1 Universidade de Brasília/Instituto de Física, bruno.sl2025@gmail.com 2 Universidade de Brasília/Faculdade de Educação, projetoolimpiadascem09@gmail.com 3 Universidade de Brasília/Faculdade de Educação, marcospaulopos@gmail.com Este trabalho apresenta resultados preliminares de uma pesquisa no plano empírico com estudantes das séries finais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ceilândia, Distrito Federal. Os estudantes participaram de um curso de Astronomia, no âmbito de um projeto olímpico, que objetivou a preparação para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), bem como motivar os alunos para o mundo da Astronomia e das ciências. Nas aulas buscamos proporcionar a construção e apropriação de conceitos da Astronomia, e nas situações, como sendo os problemas que os sujeitos deveriam resolver, utilizamos como instrumento de planejamento e análise da intervenção didática, aproximados à Teoria de Campos Conceituais (TCC) de Gérard Vergnaud. Neste estudo, foi dada ênfase à análise e justificativa da categorização proposta por Vergnaud. Os resultados preliminares das análises dos dados de natureza qualitativa e com base nas percepções dos estudantes, indicam que nas aulas que haviam maior interação professor-aluno/aluno-aluno, nas atividades colaborativas, a aprendizagem das concepções discutidas foram alcançadas com sucesso. Palavras-chave: Ensino de Astronomia; Projeto Olímpico; OBA; Rede Solidária Trabalho Completo
IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis
A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA