João Paulo Brito Siqueira1, Víctor Peres Silva2 1 IFNMG/Licenciatura em Ciencias Biologicas/jpbritosiqueira@hotmail.com 2 UFOP/Mestrado em Ensino de Ciências/victorperesfcm@gmail.com A Astrobiologia é o estudo de origens, evolução, distribuição e futuro da vida no universo. Esta trabalha com conceitos de vida e de meios habitáveis que serão úteis para o reconhecimento de biosferas que poderão ser diferentes da nossa, ela envolve a procura por planetas potencialmente habitáveis fora do Sistema Solar, à exploração de Marte e satélites externos, pesquisas de laboratório e de campo sobre as origens e evolução da vida primitiva na Terra, e estudos do potencial adaptativo da mesma em nosso planeta e no espaço. Seguramente, podemos falar que a Astrobiologia desperta a curiosidade dos estudantes. Na expectativa da inserção de Astrobiologia no ensino de ciências, desenvolvemos este trabalho, tendo a Astrobiologia como fonte de inspiração científica. O objetivo deste trabalho é investigar as concepções alternativas de alunos de uma turma do 1º ano do ensino médio acerca dos conceitos em Astrobiologia, buscando saber como eles creem na possibilidade da existência de vida extraterrestre através da aprendizagem significativa de Ausebel. Diante isso foi aplicado um questionário abordando os principais conceitos da Astrobiologia, e através dele notou-se nos resultados que, muitos dos alunos , já ouviram falar em Astrobiologia, muitos deles até citaram trabalhos realizados em sala de aula, quando estudaram em outra escola, outro fator importante a se notar é que todos acreditam que possa existir vida fora do nosso planeta, sendo que a escola deveria abordar um pouco mais sobre a Astrobiologia em sala de aula, visto que é um tema atual e que desperta muita curiosidade dos alunos. Palavras-chave: Astrobiologia e Ensino de ciências Trabalho Completo
IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis
CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA VIDA NO UNIVERSO