Agatha Ribeiro Santana1, Rodolfo Langhi2 1 Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, UNESP, campus Bauru. agatha.rsantana@gmail.com 2 Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Departamento de Física, UNESP, campus Bauru, rlanghi@fc.unesp.br O presente trabalho propõe a elaboração e utilização, em sala de aula, de uma sequência didática para o ensino do tema “Estações do Ano”. A sequência didática foi elaborada na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, conforme descrita por Moreira e Masini (2006) e fundamentada no pluralismo metodológico defendido por Zabala (1998), para buscar envolver a maior quantidade de alunos com as atividades propostas. Sendo assim, foi realizado um conjunto de diversas modalidades didáticas, tais como: brainstorming, vídeo, músicas, inversão de papéis, entre outras. O objetivo deste trabalho foi o de proporcionar aos alunos uma visão global dos conteúdos astronômicos envolvidos e as relações entre o saber científico e o cotidiano. Os resultados indicam que a sequência didática favoreceu a aprendizagem significativa dos alunos e promoveu a aprendizagem de conteúdos factuais, conceituais e atitudinais. Palavras-chave: Educação em Astronomia; ensino de ciências; aprendizagem significativa; sequência didática.
IV SNEA – Atas – Comunicações Orais
O ENSINO DE ASTRONOMIA SOB A LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: AS ESTAÇÕES DO ANO