O ENSINO DE ASTRONOMIA E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: RELAÇÕES POSSÍVEIS (CO1) Fábio Matos Rodrigues (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Bauru, Programa de Pósgraduação em Educação para as Ciências), Viviane Briccia (Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC – Bahia, Departamento de Educação) Flávia Polati (Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências/USP), João Zanetic (Instituto de Física/Departamento de Física Experimental/USP) CONCEPÇÕES SOBRE O SOL: UMA PROPOSTA DE CATEGORIZAÇÃO (CO3) Marcia Regina Santana Pereira (Programa de Pós Graduação em Ensino de Física, CCE/UFES), Timóteo Ricardo Campos de Farias (Programa de Pós Graduação em Ensino de Física, CCE/UFES) Bianca Gellacic (UNESP Bauru/Departamento de Física), Vanessa Maira dos Santos (UNESP Bauru/Departamento de Física), Rodolfo Langhi (UNESP Bauru/Departamento de Física) Daniel Trevisan Sanzovo (Universidade Estadual de Londrina/doutorando do programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática), (Universidade Estadual do Norte do Paraná/Campus de Jacarezinho/CCHE/Colegiado de Matemática), Carlos Eduardo Laburú (Universidade Estadual de Londrina/Departamento de Física) João Feliciano de Souza Júnior (UFRN/CCET/Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM)), Auta Stella de Medeiros Germano (UFRN/CCET/PPGECNM/Departamento de Física Teórica e Experimental) Maria Amélia Monteiro (UFGD/FACET – Ensino de Física) Fábio Matos Rodrigues (Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” – UNESP – Bauru, Programa de pósgraduação em Educação para as Ciências), Viviane Briccia (Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC – Bahia, Docente do Departamento de Educação), Camile Barbosa Moraes (Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC – Bahia, Programa de pós graduação em Educação em Ciências) Flávia Polati (Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências/USP), Valéria Silva Dias (Instituto de Física/Departamento de Física Aplicada/USP), Thais Alexandre (Licenciatura em Física/USP), Hortência Silva (Licenciatura em Física/USP), Gilberto Alves (Licenciatura em Física/USP), Jefferson Albuquerque (Licenciatura em Física/USP), Juliana Caffer (Licenciatura em Física/USP), Raphael Gustavo (Licenciatura em Física/USP), Gabriel Sousa (Licenciatura em Física/USP), Daniella Albuquerque (Licenciatura em Física/USP) Angel Honorato (Universidade Tecnológica Federal do Paraná/FCET), Marcos Antonio Florczak (Universidade Tecnológica Federal do Paraná/FCET) O ENSINO DE ASTRONOMIA NOS CONTEXTOS BRASILEIRO E PORTUGUÊS (CO11) Alessandra Daniela Buffon ( Universidade Estadual de Maringá / Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática), Marcos Cesar Danhoni Neves (Universidade Estadual de Maringá / Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática) Elrismar A. G. Oliveira (Docente da Universidade Federal do Amazonas/Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências- Universidade de São Paulo/IF), Cristina Leite (Universidade de São Paulo/IF) A LEI FEDERAL Nº 11.645 E OS MATERIAIS DIDÁTICOS EM ENSINO DE ASTRONOMIA CULTURAL (CO13) Marta de Souza Rodrigues (Mestra em Ensino de Ciências pelo Programa Interunidades/Universidade de São Paulo), Cristina Leite (Universidade de São Paulo/Instituto de Física) ENSINO DE ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO, UMA PROPOSTA (CO14) Evonir Albrecht (Universidade Federal do ABC – Centro de Matemática, Computação e Cognição), Marcos Rincon Voelzke (Universidade Cruzeiro do Sul – Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas) Sophia Feld Santos (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Marcos Antonio Florczak (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) OBSERVANDO A LUA COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA (CO16) Paula Cristina da Silva Gonçalves Simon (UFSCar / Mestrado Profissional em Educação), Paulo Sergio Bretones (UFSCar / Departamento de Metodologia de Ensino) Uélber de Carvalho Farias (Instituituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Imperatriz), Daniela de Sousa Cortez (Instituituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Imperatriz), Edienerson Moraes (Instituituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Imperatriz), Alline dos Santos Souza (Instituituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Imperatriz), José Felisberto da Costa Neto (Instituituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Imperatriz), Natália Katarina Brito de Matos (Instituituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Imperatriz) Elizandra F.M. Borges (Universidade Federal de Goiás/Planetário UFG/IESA), Juan B. M. Barrio (Universidade Federal de Goiás/Planetário UFG/IESA) Graciene Carvalho Vieira (UFOP/Física), Arilson Paganotti (IFMG-Congonhas/Física), Marcos Rincon Voelzke (UNICSUL-São Paulo/Física) Fábio Matos Rodrigues (Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” – UNESP – Bauru, Programa de Pós-graduação em Educação para as Ciências), Viviane Briccia (Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC – Bahia, Departamento de Educação) O ENSINO DE ASTRONOMIA SOB A LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: AS ESTAÇÕES DO ANO (CO21) Agatha Ribeiro Santana (Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, UNESP, campus Bauru), Rodolfo Langhi (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Departamento de Física, UNESP) UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA AS ESTAÇÕES DO ANO (CO22) Daiana Pellenz (Colégio Estadual Imigrante), Odilon Giovannini (Universidade de Caxias do Sul/Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) UMA PROPOSTA DE ENSINO PROBLEMATIZADORA E DIALÓGICA SOBRE O SISTEMA SOL-TERRA-LUA (CO23) Sérgio Mascarello Bisch (Universidade Federal do Espírito Santo / Departamento de Física) DETERMINAÇÃO OBSERVACIONAL DO ANALEMA. PROJETO DE OBSERVAÇÃO COMUM SULAMERICANO (CO24) Néstor CAMINO (Coordinador general)(Complejo Plaza del Cielo – CONICET – Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales UNPSJB ), Deben considerarse Co-Autores del presente trabajo las siguientes personas, cuyas Instituciones de pertenencia se indican en el Cuadro 1: Cristina Terminiello, Marianela Zaninetti, Alejandro Gangui, Cecilia Lastra, Rafael Girola, Norma Racchiussa, Jorge Escudero, Verónica Pernicone, Sergio Rinaudo, Nestor Vinet, Hugo Lanas, Sandra Mocchetti, Paola Ricci, Odilon Giovannini Jr., Francisco Catelli, Elisa Danda de Oliveira, Joici Rizzo, Eliana Borragini, Ana Maria Pereira, João Carlos de Oliveira, Janer Vilaça, Stéfany Cristina dos Reis Farina, Rodolfo Langhi, Rosa M. F. Scalvi, Samanta Ferreira, Fabiana Andrade de Oliveira, Vanessa Míra Dos Santos, Bianca Gellacic, Marcos Daniel Longhini, Hanny Angeles Gomide, Mariana Ferreira de Deus, Telma Cristina Dias Fernandes, Andrés Ovalle, María Cristina Zárate Rodríguez, Marleny Tarquino C., Álvaro José Cano Mejía. SOMBRAS NUMA MONTANHA DETERMINACAO DA VELOCIDADE DA ROTAÇÃO TERRESTRE (CO25) Néstor Camino (Complejo Plaza del Cielo – CONICET – FHCS UNPSJB), Damián Assim Simeoni (Ex estudiantes del Colegio Salesiano de Esquel), Isaac Funes (Ex estudiantes del Colegio Salesiano de Esquel), Facundo Rigatuso (Ex estudiantes del Colegio Salesiano de Esquel)
A OBSERVAÇÃO DO CÉU NAS PROPOSTAS CURRICULARES ESTADUAIS E NOS LIVROS DIDÁTICOS (CO26) Gleice Kelen Dornelles Costa (Mestranda do Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo), Cristina Leite (Universidade de São Paulo / Instituto de Física) EDUCAÇÃO NÃO FORMAL EM UM PLANETÁRIO MÓVEL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES (CO27) Sonia Elisa Marchi Gonzatti (Centro Universitário UNIVATES/Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas), Andreia Spessatto De Maman (Centro Universitário UNIVATES/Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas), Werner Haetinger (Centro Universitário UNIVATES/Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas) Bruna Raíssa Gomes dos Santos ( UFRN /CCET/Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM)), Auta Stella de Medeiros Germano (UFRN/CCET/PPGECNM/Departamento de Física Teórica e Experimental) Fernando Roberto da Costa Linhares (UFMG/FAE), Silvania Sousa do Nascimento (UFMG/FAE) Lucas G. Barros (Universidade Estadual Paulista / Faculdade de Ciências / Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência), Rodolfo Langhi (Universidade Estadual Paulista / Faculdade de Ciências / Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência)
IV SNEA – Atas – Comunicações Orais