Consultas


Indicações a representantes no CNPq

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  • Resultado do processo eleitoral SAB 2020
Resultado do processo eleitoral SAB 2020

Resultados:  

  • Chapa A 93.81%
  • Nulo6.19%
  • Branco 0%

Chapa A

Presidente: Helio Jaques Rocha Pinto (OV/UFRJ)
Vice-Presidente: Lucimara Pires Martins (NAT/UniCid)
Secretária-Geral: Daniela Borges Pavani (IF/UFRGS)
Tesoureiro: Alex Cavaliéri Carciofi (IAG/USP)
Secretária: Maria Jaqueline Vasconcellos (UESC)

  • Indicação para membro do CA/FA do CNPq
Indicação para membro do CA/FA do CNPq

Os associados que apresentaram suas candidaturas à membro do CA/FA do CNPq foram:

1 – Alan Alves Brito / UFRGS
2 – Jose Dias Nascimento / UFRN
3 – Karin Menendez / OV/UFRJ
4 – Martin Makler / CBPF
5 – Reinaldo Ramos de Carvalho INPE/Unicsul
6 – Silvia Helena Alencar / UFMG

Cada associado é convidado a indicar até 3 nomes. A SAB indicará ao CNPq os 3 nomes mais votados na consulta.

  • Resultado Assembleia Geral Extraordinária
Resultado Assembleia Geral Extraordinária

Foi realizada a seguinte Assembleia Geral Extraordinária na forma de consulta via internet. A consulta foi realizada entre os dias 3 e 20 de Janeiro de 2019. Abaixo esclarecemos a premência da consulta.

Estamos numa fase onde pretendemos expandir a atuação da SAB através de eventos, revistas e programa de doações e neste sentido a SAB, a exemplo de outras sociedades científicas (como SBF), necessita prever em seu estatuto tais atividades. Em particular, em Janeiro estamos lançando o primeiro exemplar da Revista Brasileira de Astronomia e só podemos fazê-lo com a referida mudança no estatuto. Além disso, a SAB só pode receber doações, que devem ser declaradas, mediante tal modificação. Assim, contamos com a compreensão de todos no sentido de responder à consulta eletrônica para que possamos implementar estas mudanças. Trata-se na verdade de uma adição de parágrafo único ao Art. 2 – São finalidades da SAB, que atualmente se lê:

  • a) Congregar os astrônomos do Brasil;
  • b) Zelar pela liberdade de ensino e pesquisa;
  • c) Zelar pelos interesses e direitos dos astrônomos;
  • d) Zelar pelo prestígio da ciência do País;
  • e) Estimular as pesquisas e o ensino de Astronomia no País;
  • f) Manter contato com institutos e sociedades correlatas no País e no exterior;
  • g) Promover reuniões científicas, congressos especializados, cursos e conferências;
  • h) Editar um boletim informativo sobre as atividades da SAB e assuntos gerais relacionados com a Astronomia.

A alteração consiste em manter o texto do Art 2. e adicionar um parágrafo único como a seguir:

Parágrafo único. Para a consecução de seus objetivos sociais, a SAB poderá:

  • I – Estabelecer redes, parcerias e intercâmbios com sociedades científicas, instituições de ensino e/ou pesquisa, organizações não governamentais, universidades, Poder Público e outras entidades, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras;
  • II – Criar e promover prêmios ou concursos e outras ações de estímulo relacionadas com seu campo de atuação, inclusive a Olimpíada Brasileira de Astronomia;
  • III – desenvolver atividades de educação complementar, no nível de ensino médio, graduação e de pós-graduação especializada, por meio de termos de fomento ou de colaboração, ou outros ajustes congêneres, celebrados com organismos oficiais do Governo Federal e com universidades, que se responsabilizem pela emissão dos certificados e diplomas correspondentes;
  • IV – Prestar apoio aos profissionais atuantes nas diversas áreas da ciência, podendo para isso, dentre outras atividades, promover ações de valorização das profissões ligadas a essas áreas, realizar atividades de capacitação e mobilização, e, inclusive, oferecer serviços que proporcionem benefícios aos seus associados;
  • V – Promover, divulgar, patrocinar e/ou organizar, por si ou juntamente com outras instituições públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, congressos científicos, eventos, exposições, cursos, treinamentos, debates, seminários, conferências, exposições, entre outros;
  • VI – Produzir, publicar, editar, divulgar, patrocinar e/ou organizar, por si ou juntamente com outras instituições públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, revistas, livros, trabalhos científicos ou didáticos, periódicos, estudos, vídeos, filmes ou documentários, fotografias, ou quaisquer outros materiais, em qualquer mídia ou meio magnético sobre as suas atividades e sobre assuntos gerais relacionados à Astronomia e ao desenvolvimento da ciência;
  • VII – Comercializar, produzir, patentear, registrar e distribuir, por si ou juntamente com outras instituições públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, produtos e serviços;
  • VIII – Promover campanhas de mobilização de recursos para financiar programas e projetos, próprios ou de terceiros;
  • IX – Celebrar contratos, convênios, termos de parceria; de fomento ou de colaboração, ou outros instrumentos jurídicos congêneres, com pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras;

Após esta mudança no estatuto, a SAB fará a Inscrição Estadual ou IE, que é um número que representa o registro formal da SAB no cadastro do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços). Uma vez realizado o cadastro, a SAB estará formalmente registrada junto à Receita do Estado de São Paulo, onde está situada.

Foram contabilizados 115 votos, todos  concordando diretamente com as mudanças propostas.

  • Votação da nova diretoria biênio 2018/2020
Votação da nova diretoria biênio 2018/2020

A votação para a nova diretoria da SAB biênio 2018/2020, foi realizada através do portal da SAB, por sócios efetivos, em dia com a anuidade. As estatísticas foram: 344 sócios aptos a votar, onde 117 votarão, sendo que 97 pessoas marcarão Sim=82,02% e 21 pessoas marcarão Não=17,08%. O novo mandato entrará em vigor a partir de 01/11/2018 e será composta por: Reinaldo Ramos de Carvalho-Presidente, Hélio Jacques Rocha Pinto-Vice-Presidente, Lucimara Pires Martins-Tesoureira, Ramachrisna Teixeira-Secretário-geral, Alan Alves Brito-Secretário.


  • Melhor época do ano para ocorrer a Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira – SAB
Melhor época do ano para ocorrer a Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira – SAB

Foi realizada uma pesquisa com a comunidade, sobre a melhor época do ano para ocorrer a reunião anual. Foram sugeridas três opções e as estatísticas foram: de maio a junho=cinco votos; de julho a setembro=dezoito votos; de setembro a novembro=vinte e nove votos.

  • Formato da Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira – SAB
Formato da Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira – SAB

Foi realizada uma pesquisa com a comunidade, sobre o formato preferido para a reunião anual, sugerimos duas opções e os resultados foram:

Opção 1:  Continuar com o formato atual onde temos somente sessões plenárias e apresentação de painéis. Reunião aconteceria no período Set/ Nov. Houve 16 votos.

Opção 2:   Teríamos 03 dias de reunião no formato atual com plenárias e painéis, e, em 01 dia (manhã e tarde), teríamos sessões paralelas simultaneamente em dois auditórios. Reunião aconteceria no período Jun/Jul. Houve 20 votos.

  • Orientações para apresentação de painéis ou comunicações orais
Orientações para apresentação de painéis ou comunicações orais

Por determinação do resultado da consulta aos sócios, todo o texto dos trabalhos deve ser preparado em inglês. No entanto, voltamos a lembrar que as exposições podem ser feitas tanto em português quanto em inglês. Esta regra vale para a participação nas reuniões anuais da SAB.

  • Resultado da consulta visando a indicação de nomes da Astronomia o Conselho Deliberativo do CNPq (CD/CNPq)
Resultado da consulta visando a indicação de nomes da Astronomia o Conselho Deliberativo do CNPq (CD/CNPq)

De acordo com consulta realizada junto aos associados e associadas, os indicados pela SAB ao Conselho Deliberativo do CNPq foram: Beatriz Leonor Silveira Barbuy Claudia Lucia Mendes de Oliveira Sylvio Ferraz Mello.

  • Resultado da indicação para coordenador de área da CAPES
Resultado da indicação para coordenador de área da CAPES

Segue o resultado da indicação para coordenador de área da CAPES.

1 – Jose Renan de Medeiros-UFRN – 23 votos

2 – José dias do Nascimento-UFRN – 14 votos

3 – Othon Cabo Winter-UNESP – 10 votos

4 – Kepler S. Oliveira-UFRGS – 9 votos

5 – Silvia Alencar-UFMG – 9 novos

As últimas duas colocações tiveram um empate de 5 nomes (Kepler Oliveira, Basílio Santiago, Silvia Rossi, Silvia Alencar e Roberto Cid Fernandes, todos com 9 votos) e os critérios para desempate foram senioridade e ampla representação geográfica.