Resultados: Presidente: Helio Jaques Rocha Pinto (OV/UFRJ)
Os associados que apresentaram suas candidaturas à membro do CA/FA do CNPq foram: 1 – Alan Alves Brito / UFRGS Cada associado é convidado a indicar até 3 nomes. A SAB indicará ao CNPq os 3 nomes mais votados na consulta.
Foi realizada a seguinte Assembleia Geral Extraordinária na forma de consulta via internet. A consulta foi realizada entre os dias 3 e 20 de Janeiro de 2019. Abaixo esclarecemos a premência da consulta. Estamos numa fase onde pretendemos expandir a atuação da SAB através de eventos, revistas e programa de doações e neste sentido a SAB, a exemplo de outras sociedades científicas (como SBF), necessita prever em seu estatuto tais atividades. Em particular, em Janeiro estamos lançando o primeiro exemplar da Revista Brasileira de Astronomia e só podemos fazê-lo com a referida mudança no estatuto. Além disso, a SAB só pode receber doações, que devem ser declaradas, mediante tal modificação. Assim, contamos com a compreensão de todos no sentido de responder à consulta eletrônica para que possamos implementar estas mudanças. Trata-se na verdade de uma adição de parágrafo único ao Art. 2 – São finalidades da SAB, que atualmente se lê: A alteração consiste em manter o texto do Art 2. e adicionar um parágrafo único como a seguir: Parágrafo único. Para a consecução de seus objetivos sociais, a SAB poderá: Após esta mudança no estatuto, a SAB fará a Inscrição Estadual ou IE, que é um número que representa o registro formal da SAB no cadastro do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços). Uma vez realizado o cadastro, a SAB estará formalmente registrada junto à Receita do Estado de São Paulo, onde está situada. Foram contabilizados 115 votos, todos concordando diretamente com as mudanças propostas.
A votação para a nova diretoria da SAB biênio 2018/2020, foi realizada através do portal da SAB, por sócios efetivos, em dia com a anuidade. As estatísticas foram: 344 sócios aptos a votar, onde 117 votarão, sendo que 97 pessoas marcarão Sim=82,02% e 21 pessoas marcarão Não=17,08%. O novo mandato entrará em vigor a partir de 01/11/2018 e será composta por: Reinaldo Ramos de Carvalho-Presidente, Hélio Jacques Rocha Pinto-Vice-Presidente, Lucimara Pires Martins-Tesoureira, Ramachrisna Teixeira-Secretário-geral, Alan Alves Brito-Secretário.
Foi realizada uma pesquisa com a comunidade, sobre a melhor época do ano para ocorrer a reunião anual. Foram sugeridas três opções e as estatísticas foram: de maio a junho=cinco votos; de julho a setembro=dezoito votos; de setembro a novembro=vinte e nove votos.
Foi realizada uma pesquisa com a comunidade, sobre o formato preferido para a reunião anual, sugerimos duas opções e os resultados foram: Opção 1: Continuar com o formato atual onde temos somente sessões plenárias e apresentação de painéis. Reunião aconteceria no período Set/ Nov. Houve 16 votos. Opção 2: Teríamos 03 dias de reunião no formato atual com plenárias e painéis, e, em 01 dia (manhã e tarde), teríamos sessões paralelas simultaneamente em dois auditórios. Reunião aconteceria no período Jun/Jul. Houve 20 votos.
Por determinação do resultado da consulta aos sócios, todo o texto dos trabalhos deve ser preparado em inglês. No entanto, voltamos a lembrar que as exposições podem ser feitas tanto em português quanto em inglês. Esta regra vale para a participação nas reuniões anuais da SAB.
De acordo com consulta realizada junto aos associados e associadas, os indicados pela SAB ao Conselho Deliberativo do CNPq foram: Beatriz Leonor Silveira Barbuy Claudia Lucia Mendes de Oliveira Sylvio Ferraz Mello.
Segue o resultado da indicação para coordenador de área da CAPES. 1 – Jose Renan de Medeiros-UFRN – 23 votos 2 – José dias do Nascimento-UFRN – 14 votos 3 – Othon Cabo Winter-UNESP – 10 votos 4 – Kepler S. Oliveira-UFRGS – 9 votos 5 – Silvia Alencar-UFMG – 9 novos As últimas duas colocações tiveram um empate de 5 nomes (Kepler Oliveira, Basílio Santiago, Silvia Rossi, Silvia Alencar e Roberto Cid Fernandes, todos com 9 votos) e os critérios para desempate foram senioridade e ampla representação geográfica.
Consultas
Chapa A
Vice-Presidente: Lucimara Pires Martins (NAT/UniCid)
Secretária-Geral: Daniela Borges Pavani (IF/UFRGS)
Tesoureiro: Alex Cavaliéri Carciofi (IAG/USP)
Secretária: Maria Jaqueline Vasconcellos (UESC)
2 – Jose Dias Nascimento / UFRN
3 – Karin Menendez / OV/UFRJ
4 – Martin Makler / CBPF
5 – Reinaldo Ramos de Carvalho INPE/Unicsul
6 – Silvia Helena Alencar / UFMG