CTCI

Comissão de Tecnologia e Ciência da Informação da SAB

São membros desta comissão os associados:

Reinaldo R. Rosa (INPE) – Coordenador
Alberto Krone-Martins (Univ. Lisboa)
Esteban Clua (IC-UFF)
José Dias do Nascimento (UFRN)
Marcos P. Diaz (IAG/USP)
Roberto K. Saito (UFSC)
Ulisses Barres de Almeida (CBPF)
Wagner V. Leo (LNCC)

 

Metas e objetivos

A principal função da Comissão é a de aconselhar e assistir a SAB, e outras partes interessadas, sobre todas as questões que envolvem Tecnologia e Ciência da Informação (TCI), a fim de proporcionar um desenvolvimento pragmático e eficiente da astronomia brasileira. A comissão deve discutir e propor, com participação aberta a todos os membros da SAB, quais são (com base nas demandas a serem identificadas) suas ações práticas no contexto da SAB e suas instituições correlatas. Como ponto de partida, podemos sugerir e discutir as seguintes possíveis ações necessárias:

  • Traçar a direção nacional e estabelecer as prioridades nacionais em pesquisa astronômica em relação às necessidades de P, D & I que envolvem TCI onde destacam-se, por exemplo, temas como Big Data e e-Science.
  • Incentivar e promover iniciativas interinstitucionais que realizam atividades de P, D & I em Astronomia assistidas por computador, de uma forma que reforça a cooperação e colaboração entre pessoas e instituições nacionais e internacionais de ciência e tecnologia;
  • Promover e manter a cooperação com outras comissões e associações afins que atuam em TCI;
  • Durante seu primeiro ano de trabalho define-se como o objetivo principal para esta comissão, a apresentação de um technical white paper sobre os rumos e estratégias em TCI para a astronomia a serem consideradas pela SAB em prol da comunidade que representa. Espera-se que a Comissão, na sua primeira reunião de trabalho defina o conteúdo deste estudo e documento.