CCE

Comissão de Centros Emergentes

São membros desta comissão os associados:

Adriano Hoth Cerqueira (UESC) – Coordenador
Irapuan Rodrigues (UNIVAP)
José Renan de Medeiros (UFRN)
Karín Menéndez-Delmestre (OV/UFRJ)
Kepler Oliveira (UFRGS)
Lucimara P. Martins (UNICSUL)

Metas e objetivos

A distribuição geográfica de pesquisadores e/ou profissionais atuando na área de astronomia e astrofísica no Brasil vem mudando nos últimos anos. Em particular, a contratação de jovens doutores em diversas instituições, sobretudo em Universidades e Unidades de Pesquisa, intensificou-se no passado recente, fazendo com que surgissem centros emergentes na área. Atividades de pesquisa, ensino e extensão em astronomia, que antes eram concentradas em poucos centros, hoje está bastante dispersa e atinge todas as regiões do país.

A Comissão de Centros Emergentes (CCE) da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) tem como missão prospectar e manter um cadastro atualizado dos grupos de pesquisadores que se dediquem às atividades de pesquisa, ensino ou extensão em astronomia e astrofísica no Brasil. A partir da distribuição no território nacional destes grupos e das características destes grupos, a CCE pretende assessorar a SAB propondo ações de âmbito geral que possam contribuir para o processo de consolidação destes grupos.

Para o período de 11/2016 a 11/2017 esperamos apresentar um quadro atualizado da situação dos grupos em consolidação no país, um diagnóstico da situação dos mesmos, além de propostas objetivas à SAB.