V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NOS SIMPÓSIOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA: AFINAL, SOBRE O QUE ESTAMOS PUBLICANDO?

Fábio Matos Rodrigues¹, Rodolfo Langhi²
¹ Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, Campus Bauru Faculdade de Ciências, rodriguesfm.unesp@gmail.com
² Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, Campus Bauru Faculdade de Ciências, rlanghi@fc.unesp.br

Resumo: Apresentamos nesta pesquisa uma abordagem teórica sobre as características dos trabalhos apresentados em todas as Edições dos Simpósios Nacionais de Educação em Astronomia. Para tanto, utilizamos as informações contidas nas atas do evento, separandoos em categorias explicitas nos trabalhos diante de cada abordagem. Tendo em vista que a pesquisa se caracteriza como estado do conhecimento, utilizamos como percurso metodológico o conjunto de técnica descritos na análise de conteúdo. Assim fragmentamos as intenções das pesquisas em categorias das quais destacamos: unidade acadêmica; nível escolar; foco temático e gênero da pesquisa. Os resultados revelaram os principais enfoques das edições do evento para auxiliar na atuação dos professores em sala de aula, os perfis considerados mais relevantes para a área, bem como lacunas as quais necessitam de uma percepção mais sensível, como por exemplo a Educação Inclusiva, a qual tornou-se obrigatória no ano de 2015.

Palavras-chave: Astronomia; Levantamento Bibliográfico; Atas; SNEA.

Trabalho Completo