Resumo: O homem viu no conjunto de estrelas do céu, uma forma de criar desenhos que o auxiliasse na orientação do espaço e do tempo e de estabelecer a sua cultura criando personagens e histórias. Estes desenhos foram construídos e desenvolvidos ao longo da História por diversos povos, com as peculiaridades que distinguiam as suas culturas. O presente artigo apresenta uma atividade que foi aplicada em um dos encontros de um projeto de extensão com foco na divulgação da ciência e no desenvolvimento da criatividade, e analisa a percepção das crianças pertencentes ao 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada no município de Bagé, no Rio Grande do Sul quando olham para um céu estrelado. Com base em desenhos e histórias criadas pelos estudantes, observou-se em suas produções, histórias sobre guerra, animais fantásticos, sentimentos ou apenas cenas corriqueiras do dia-a-dia. Palavras-chave: Constelações; Criatividade; Divulgação Científica.
V SNEA – Atas
V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR
AS CONSTELAÇÕES E SEUS MITOS: O QUE SONHAM AS CRIANÇAS QUANDO OLHAM PARA O CÉU ESTRELADO?
Andressa Rosa Barreda¹, Rafael Kobata Kimura²
¹ Universidade Federal do Pampa / Engenharia de Energia, andressabarreda@hotmail.com
² Universidade Federal do Pampa / Licenciatura em Física, rafaelkimura@unipampa.edu.br