V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

SÍNTESE DOS NÍVEIS INTERPRETANTES DAS ESTAÇÕES DO ANO APRESENTADOS POR FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Daniel Trevisan Sanzovo¹, Carlos Eduardo Laburú²
¹ Universidade Estadual do Norte do Paraná/Campus de Jacarezinho / Colegiado de Matemática, dsanzovo@uenp.edu.br
² Universidade Estadual de Londrina / Departamento de Física, laburu@uel.br

Resumo: O presente trabalho apresenta os principais resultados de uma investigação, em nível de doutorado, que procurou responder a questão de pesquisa de qual nível de significado, embasado numa leitura dos níveis interpretantes de Peirce, os estudantes de graduação de Ciências Biológicas apresentam após a utilização de uma estratégia fundamentada na Diversidade Representacional acerca de conteúdos de astronomia. Expõe-se uma síntese dos níveis interpretantes apresentados pelos estudantes a respeito das estações do ano. Grande parte dos pesquisados acabaram atingindo níveis mais profundos de significado após o uso da metodologia adotada, corroborando com a eficácia do instrumento analítico como ferramenta a ser utilizada em sala de aula, bem como a do emprego da Diversidade Representacional.

Palavras-chave: Níveis Interpretantes; Charles Sanders Peirce; Estações do Ano; Diversidade Representacional.

Trabalho Completo