V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

A ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL, UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES

Marcio Aparecido de Oliveira¹, Evonir Albrecht²
¹ Universidade Federal do ABC/Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, marcio.aparecido@ufabc.edu.br
² Universidade Federal do ABC/Centro de Matemática, Computação e Cognição, evonir.albrecht@ufabc.edu.br

Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa do tipo “estado do conhecimento” sobre os trabalhos relacionados ao Ensino de Astronomia na Formação Inicial de Professores dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental presentes em todo o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES até o ano de 2016. Encontramos 211 trabalhos relacionados ao tema Astronomia nas áreas de Ensino e Educação de 55 Instituições de Ensino Superior (IES), sete trabalhos são relativos ao Ensino de Astronomia na Formação Inicial de Professores dos Anos Inicias e Finais do Ensino Fundamental. Constatamos um crescimento na quantidade de trabalhos sobre o tema, identificamos nos trabalhos que a oferta de conteúdos relacionados a Astronomia nos currículos das IES ainda é deficiente e que ainda existem questões a serem respondidas, a mais relevante é: Porque a Astronomia ainda não faz parte do currículo da maioria das IES pesquisadas na Formação Inicial de Professores do Ensino Fundamental? Este trabalho pretende contribuir para a divulgação das pesquisas acadêmicas das áreas de Ensino e Educação no que tange o Ensino de Astronomia, foi possível identificar a necessidade de estabelecimento e fomento de grupos de pesquisa na área e mais trabalhos que tenham como objetivo a discussão e aprimoramento dos currículos presentes nos cursos de formação, tendo em vista a relevância do tema para a formação de professores.

Palavras-chave: Estado do conhecimento, Ensino de Astronomia, Formação Inicial de Professores, Ensino Fundamental.

Trabalho Completo