Resumo: Este trabalho objetivou demonstrar e analisar uma situação de aprendizagem lúdica, por meio da abordagem teórica histórico-cultural, em um observatório de Santa Catarina. A situação descrita aconteceu em um projeto “Férias no Observatório”, no qual o enfoque foi dado na brincadeira lúdica realizada a partir do livro “O Pequeno Príncipe”. A brincadeira pela perspectiva histórico-cultural possibilitou refletir sobre o uso do brinquedo enquanto mediador da construção de saberes. A ludicidade e a alfabetização científica foram fundamentais na análise deste trabalho, demonstrando possibilidades de inserir a ciência desde a mais tenra idade, descobrindo olhares curiosos e despertando a imaginação. Por fim, demonstrou a importância da inserção da cultura científica por meio da ludicidade para as crianças, através da literatura e da Astronomia em um espaço não formal de ensino, o observatório. Palavras-chave: Astronomia; lúdico; educação não-formal; alfabetização científica; teoria histórico-cultural.
V SNEA – Atas
V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR
ASTRONOMIA PARA CRIANÇAS – ANALISANDO UMA SITUAÇÃO LÚDICA REALIZADA EM UM OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO SOB A LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Gleici Kelly de Lima¹, Rodolfo Langhi²
¹ Universidade Estadual Paulista / Faculdade de Ciências / Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência / Observatório Municipal Astronômico Domingos Forlin, gleicikellydelima@hotmail.com.br
² Universidade Estadual Paulista / Faculdade de Ciências / Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência/ Observatório Didático de Astronomia UNESP, rodolfo.langhi@unesp.br