V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

PROJETO NÚCLEO DE ENSINO EM ASTRONOMIA: CONTRIBUINDO COM SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Bianca Gellacic¹, Rodolfo Langhi²
¹ Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”/Campus Bauru Faculdade de Ciências, membro monitora do Observatório Didático de Astronomia da Unesp, biancagellacic@gmail.com
² Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”/Campus Bauru Faculdade de Ciências, coordenador do Observatório Didático de Astronomia da Unesp, langhi@fc.unesp.com Apoio: Pró Reitoria de Extensão, Projeto Núcleo de Ensino

Resumo: O presente trabalho faz parte do projeto Núcleo de Ensino desenvolvido pela PróReitoria de Extensão da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) intitulado “Núcleo de Ensino de Astronomia: contribuindo com subsídios para a formação continuada de professores” que busca trazer contribuições à formação continuada de professores, desenvolvendo não apenas conteúdos de astronomia, mas também metodologias e práticas de ensino na temática. Foi oferecido um curso de curta duração e posterior acompanhamento dos professores interessados a continuar as atividades em sua unidade escolar. O curso foi estruturado com elementos conteudistas para início da discussão e desenvolvimento de atividades abordando alguns aspectos práticos de ensino. A coleta e análise de dados foram realizadas a partir da metodologia da Análise de Conteúdo. Dentre os dados obtidos, pode-se constatar muitos aspectos de concepções alternativas já contidas na literatura da área; outro aspecto notado foi a dificuldade em trabalhar práticas de ensino sem o conhecimento do conteúdo específico.

Palavras-chave: Saberes Docentes; Educação em Astronomia; Práticas de ensino

Trabalho Completo