V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA EM AULAS DE FILOSOFIA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOBRE A PEQUENEZ HUMANA

Carlos Alexandre do Nascimento¹, Paulo Sergio Bretones²
¹ UFSCar / Mestrado Profissional em Educação, nascimento.adm@gmail.com
² UFSCar / Departamento de Metodologia de Ensino, bretones@ufscar.br

Resumo: Este trabalho analisou como o uso de alguns conteúdos de Astronomia, se introduzidos em aulas de Filosofia, podem auxiliar na construção de conceitos sobre a pequenez humana. Verificou-se a aplicabilidade como uma proposta de caráter interdisciplinar. O projeto propiciou a abordagem junto aos alunos de uma reflexão crítica sobre a existência humana, culminando em criação de conceitos sobre a condição humana na Terra e no Cosmos. A metodologia desenvolvida consiste em um “plano de aula” com sete encontros em uma classe de primeiro ano do Ensino Médio na rede estadual de ensino, município de Cravinhos, estado de São Paulo. Para obtenção de dados foram utilizados questionários, relatos verbais e escritos e anotações do pesquisador-professor. Foi verificado durante o projeto que os alunos adquiriram conhecimentos tanto de Astronomia quanto de Filosofia. A análise do itinerário foi possível, validando a proposta. Assim, a intangibilidade própria da Filosofia foi facilitada pelo uso da Astronomia. As reflexões sobre a existência humana e a pequenez diante da realidade terrena e cósmica foram observadas e a interdisciplinaridade foi possível entre estas duas áreas do conhecimento.

Palavras-chave: Ensino de astronomia; Ensino de filosofia; Interdisciplinaridade; Proposta de ensino; Condição humana.

Trabalho Completo