V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

O ENSINO DE ASTRONOMIA NO CONTEXTO DE CASCAVEL-PR: PARALELO ENTRE CURRÍCULO E LIVRO DIDÁTICO

Mariane Grando Ferreira¹, Rosana Maria de Oliveira², Sara Giordani³, Renan Marques4, Dulce Maria Strieder5, Vilmar Malacarne6
¹ Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/ Bolsista PIBIC/Fundação Araucária, marianegrando@hotmail.com
² Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/ Bolsista PIBIC/CNPq, rosanaoliveira288@gmail.com
³ Universidade Estadual do Oeste do Paraná Unioeste – UNIOESTE / Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, s-sarag@hotmail.com
4 Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/ Bolsista PIBIC/Unioeste, renancezar-@hotmail.com
5 Doutora em Educação / UNIOESTE, dulce.strieder@unioeste.br
6 Doutor em Educação / UNIOESTE, vilmar.malacarne@unioeste.br

Resumo: A Astronomia é um conteúdo de grande importância no âmbito escolar, em especial na disciplina de Ciências, principalmente por associar a estruturação de conhecimentos sobre fenômenos vividos cotidianamente com o instigar da curiosidade dos alunos. Entretanto, para efetivar um trabalho adequado com a Astronomia em sala de aula é essencial que sejam conhecidos documentos. No presente trabalho, a proposta é de levar o olhar para o contexto do município de Cascavel-PR, realizando uma breve comparação entre o currículo que norteia o ensino local e os livros didáticos e uso nas escolas no triênio 2016-2018. A pesquisa documental indicou, dentre seus resultados, que o currículo prevê a abordagem de conteúdos de Astronomia em todos os cinco anos iniciais do Ensino Fundamental, mas sem dar encaminhamentos metodológicos ou especificar níveis de aprofundamento nos distintos anos. Por outro lado, a coleção de livros didáticos em uso nas escolas do município aborda o tema apenas em dois anos deste nível de ensino. Assim, se faz importante o amparo da formação continuada a fim de minimizar os descompassos e carências observadas.

Palavras-chave: Ensino de Ciências; Astronomia; Livro Didático.

Trabalho Completo