V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

O USO DO SOFTWARE STELLARIUM NO ENSINO DE ASTRONOMIA: UM ESTUDO TEÓRICO

Mayara Hilgert Pacheco¹, Junior de Lima², Marlí Schmitt Zanella³
¹ Universidade Estadual de Maringá/Departamento de Ciências, mayarahilgert@live.com
² Universidade Estadual de Maringá/Departamento de Ciências, delima.junim@gmail.com
³ Universidade Estadual de Maringá/Departamento de Ciências, marlischmitt@gmail.com

Resumo: Objetivamos identificar o que revelam os trabalhos publicados sobre a utilização do software Stellarium para o ensino de Astronomia na Educação Básica e, desta forma, sistematizar e analisar pesquisas voltadas para o ensino de Física. Realizamos uma pesquisa bibliográfica, do tipo estado do conhecimento, caracterizado como levantamento de dados e avaliação da produção acadêmica sobre o tema. A busca ocorreu na plataforma Google Acadêmico, com os termos: “Stellarium; ensino de astronomia”, publicados de 2008 até 2018, a fim de detectar as tendências emergentes. O corpus deste trabalho foi elaborado a partir do método de leitura científica, em que foram realizados passos sistematizados, a saber: (1) leitura de reconhecimento e seleção, (2) leitura crítica e reflexiva dos textos selecionados na busca dos significados e das ideias principais e (3) leitura interpretativa. Como resultados, identificamos quatro categorias emergentes que envolvem: (a) três trabalhos teóricos, que discorrem sobre sequências didáticas, e atividades desenvolvidas ou que usam o Stellarium e que podem ser aplicadas a alunos, do Ensino Fundamental e Médio, além de apresentarem as ferramentas que o Stellarium possui e como podem ser usadas nessas situações-problema, (b) três trabalhos voltados aos alunos do Ensino Fundamental, com aplicação de atividades, (c) quatro artigos sobre atividades e aulas com uso de simuladores (Stellarium) aplicados a alunos do Ensino Médio e, (d) dois trabalhos voltados à professores, do Ensino Fundamental e Médio, que abordam as dificuldades enfrentadas por esses profissionais ao ensinarem Astronomia e apresentam propostas de atividades com o software Stellarium, para que esses professores possam aprofundar seus conhecimentos na área da Astronomia e possam trabalhar seu conteúdo de forma mais interativa com os estudantes.

Palavras-chave: Stellarium; Astronomia; Educação Básica.

Trabalho Completo