V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

UMA PROPOSTA DE DISCUSSÃO DE CONTROVÉRSIAS HISTÓRICAS E EPISTEMOLÓGICAS ACERCA DA EVOLUÇÃO ESTELAR PARA O ENSINO MÉDIO

Bruno Lopes da Costa¹, Flávia Polati², Marcelo Porto Allen³
¹Licenciatura em Física, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, brunolopes56@hotmail.com
²Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, flaviapolati@gmail.com
³Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, profmpallen@gmail.com

Resumo: Neste trabalho, apresentamos uma proposta de atividade que envolve uma discussão sobre as controvérsias históricas e epistemológicas presentes caracterização dos tipos de estrelas a partir de sua massa e no conceito de buraco negro. A proposta foi estruturada na forma de três momentos, buscando inicialmente problematizar e contextualizar os estudantes da teoria e de todos os fatores que a cercam, questionando a linearidade do método científico e valorizando as diversas controvérsias ligadas a este tema. A atividade foi aplicada para uma turma do Ensino Médio do IFSP Câmpus São Paulo que foi observada por um período antes, e foi pensada, como está aqui descrita, para esta turma, mas pode facilmente ser adaptada para outras realidades.

Palavras-chave: Evolução Estelar; Controvérsias da Natureza da Ciência; História e Filosofia da Ciência.

Trabalho Completo