V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

VERTENTES DA ASTRONOMIA CULTURAL NO BRASIL
E SEUS POSSÍVEIS REFLEXOS NA COSMOEDUCAÇÃO

Érika Kênia Sales Pereira1, Paulo Henrique Azevedo Sobreira2
1 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/erika.kenia@hotmail.com
2 Universidade Federal de Goiás/Instituto de Estudos Socioambientais/Planetário da UFG sobreiracosmografia@yahoo.com.br

Resumo: Pode-se dizer que a Astronomia Cultural é o elo multicultural entre os conhecimentos astronômicos e a Antropologia, e que busca reavivar a conexão entre céu, Terra e seres humanos, entendendo cada unidade como parte do todo, por meio de uma cosmoeducação, menos tecnicista. Astronomia Cultural estreita as relações entre a arte e a ciência, e  aproxima a cultura científica com a cultura popular, mediando um espaço dialético entre a ciência e o cotidiano do estudante e atuando como um instrumento estimulador da aprendizagem capaz de proporcionar reflexões epistemológicas acerca da ciência. A partir da revisão bibliográfica em livros, dissertações, teses, artigos na RELEA e nas Atas dos SNEAs, buscou-se conhecer as linhas de investigação transdisciplinares da Astronomia Cultural e seus principais autores, na Etnoastronomia, na Arqueoastronomia, na Astronomia Holística-Antropológica e no ensino da Astronomia por meio de expressões artísticas. Este trabalho faz um estudo de pesquisas relacionadas à tríade Astronomia-Cultura-Educação, descrevendo os objetivos e resultados apresentados por tais investigações. Propõe uma sequência didática para o desenvolvimento da temática em sala de aula com duração de uma semana, a ser aplicada em ambientes escolares, onde os estudantes tenham a oportunidade de conhecer a Astronomia Cultural, através de oficinas com diferentes metodologias, e elaboração de mostra para exposição de materiais produzidos pelos alunos no decorrer das oficinas. Conclui-se que metodologias de ensino vinculadas a Astronomia Cultural são possíveis formas de melhorar o processo de ensino-aprendizagem, e que interliga disciplinas contemplando a inter e a transdisciplinaridade, levando a práxis para sala de aula, para auxiliar na formação solidária e cidadã, por uma sociedade que valorize e respeite as diferenças.

Palavras-chave: Astronomia Cultural; Interdisciplinaridade; Educação em Astronomia.

Trabalho Completo