V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

CONHECIMENTOS INDÍGENAS NO ENSINO DE ASTRONOMIA: UM ESTUDO EM PUBLICAÇÕES NACIONAIS DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA

Letícia dos Santos Fonsêca¹, Auta Stella de Medeiros Germano², Wellington Allyson de Araújo³
¹UFRN/CCET/Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM), fonseca_le_ticia@hotmail.com
²UFRN/CCET/PPGECNM/Departamento de Física Teórica e Experimental, autastella@yahoo.com.br
³UFRN/CCET/Licenciando em Física, wellingtonalyson@bol.com.br

Resumo: O trabalho se insere numa pesquisa mais ampla, cujo objetivo é conhecer e refletir sobre como está ocorrendo a inclusão de conhecimentos indígenas na educação em astronomia em nosso país, conforme registros em anais de eventos e revistas nacionais em Educação em Ciências. Apresentamos aqui uma análise dos trabalhos nessa temática nas edições da RELEA e do SNEA, onde focalizamos: os tipos de propostas de ensino; os conhecimentos sobre o céu que vem sendo tratados e sua relação com dimensões culturais diversas; e a natureza das fontes utilizadas no estudo desses conhecimentos. O número de publicações na temática vem aumentando significativamente. Foram encontrados 19 artigos, entre Propostas de Ensino, Reconhecimento Cultural e Reflexões para o Ensino. Do total, 13 são Propostas de Ensino, distribuídas entre Sequências de ensino, Formação de professores e Recursos didáticos. Os conhecimentos sobre o céu abordados são bem diversificados, destacando-se o tema das constelações indígenas, associado a calendários. As principais fontes de conhecimentos indígenas tem sido os relatos etnográficos. Ressaltamos a necessidade de se ampliar propostas para currículos e formação de professores de escolas não indígenas e de se evidenciar a relação entre os conhecimentos indígenas sobre o céu com dimensões culturais mais diversas, evitando-se abordagens utilitaristas para esses conhecimentos.

Palavras-chave: Educação em Astronomia; Conhecimentos indígenas; Diversidade cultural.

Trabalho Completo