V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

O CLUBE DE ASTRONOMIA DA ESCOLA PÉROLA GONÇALVES

Sharon Geneviéve Araujo Guedes1, Guilherme Frederico Marranghello2
1 Universidade Federal do Pampa/Mestrado Profissional em Ensino de Ciências/ Escola Municipal de Ensino Fundamental Pérola Gonçalves, sharon.guedes@gmail.com
2 Universidade Federal do Pampa/Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, guilherme.marranghello@unipampa.edu.br

Resumo: Este trabalho visa apresentar algumas das atividades realizadas pelo Clube de Astronomia da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pérola Gonçalves, situada na periferia da zona norte de Bagé/RS. Este Clube iniciou as suas atividades em outubro de 2016, pela Professora da escola Sharon Geneviéve Araujo Guedes, incentivada por um artigo de autoria do Professor Dr. Guilherme Frederico Marranghello, intitulado Educação em Astronomia, que continha uma proposta de criação de Clubes de Astronomia nas escolas. O Clube hoje conta com cerca de 20 alunos, que se encontram semanalmente para estudar e discutir sobre temas de Astronomia. Em 2017 o Clube participou de um campeonato entre escolas no Planetário da Unipampa/Bagé e se consagrou campeão, trazendo muita satisfação para os integrantes, incentivando-os a continuar aprendendo cada vez mais sobre essa ciência. Entre as atividades do Clube são realizados alguns jogos pedagógicos para motivar e envolver ainda mais esses alunos, como um trunfo de planetas, satélites e planetoides. Podendo destacar, também, o jogo Conquistando o Objetivo, que é um jogo de perguntas e respostas, em que os integrantes respondem perguntas e a cada acerto dão um passo a frente, ganhando o integrante que mais obtiver acertos. Outro jogo que merece destaque é o 1 contra 20, um jogo também de perguntas e respostas em que um voluntário fica sentado a frente dos demais integrantes, e a este voluntário é concedido uma caixa de chocolate com 20 bombons, e a cada um dos demais participantes uma pergunta para ser realizada. Se o voluntário acertar a pergunta, mantém seu bombom, se errar, este oferece o seu bombom ao integrante que realizou a pergunta. Podemos destacar o interesse que dois alunos manifestaram em seguir a carreia de astrônomos enquanto todos outros manifestaram o interesse de trabalhar no Planetário.

Palavras-chave: Ensino da Astronomia; Clube de Astronomia; Jogos educativos.

Trabalho Completo