V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

CONCEPÇÕES DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE MINAS GERAIS SOBRE PLANETAS E PLANETAS ANÕES DO SISTEMA SOLAR

Arilson Paganotti¹, Marcos Rincon Voelzke² André Lucas Matthaeus Santos³, Juarez de Paula do Rosário4
¹IFMG/Dep. Física/Campus Congonhas, arilson.paganotti@ifmg.edu.br
²UNICSUL/Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, marcos.voelzke@cruzeirodosul.edu.br
³IFMG/Dep. Física/Campus Congonhas, as0645922@gmail.com
4IFMG/Dep. Física/Campus Congonhas, juarezlafanet@yahoo.com.br

Resumo: Neste trabalho buscou-se verificar, através de um questionário de pesquisa, o conhecimento de estudantes da rede pública de ensino do interior de Minas Gerais sobre o tema planetas e planetas anões do Sistema Solar. Verificou-se também o entendimento desses estudantes sobre o caráter dinâmico da Ciência, usando como exemplo de mudança em conceitos científicos, a reclassificação a partir de 2006, pela União Astronômica Internacional (IAU) do planeta Plutão, que passou à categoria de “planeta anão”. A pesquisa foi realizada com 120 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, de cinco escolas da região do Alto Paraopeba, sendo quatro escolas da rede estadual de ensino e uma escola da rede federal de ensino, envolvendo as cidades de Congonhas, Ouro Branco e Conselheiro Lafaiete. O questionário de pesquisa aplicado possuía seis questões, entre objetivas e discursivas e neste trabalho algumas serão apresentadas e discutidas. Utilizouse como metodologia de análise a categorização por semelhança de respostas, proposta por Bardin. Percebeu-se uma grande dificuldade dos alunos em responder algumas das questões de pesquisa, surgindo com isso muitas concepções alternativas. Observou-se também que os alunos não entendem bem o caráter dinâmico da Ciência. Plutão como planeta anão é o mais citado pelos alunos, possivelmente pela sua exposição na mídia.

Palavras-chave: Planetas; Planetas anões; Dinâmica da Ciência

Trabalho Completo