V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

A FORMAÇÃO DE MEDIADORES NUM PROJETO DE POPULARIZAÇÃO DA ASTRONOMIA COM UM PLANETÁRIO MÓVEL

Auta Stella de Medeiros Germano¹, Fábio Henrique Novaes de Lima², Radma Almeida de Freitas³, Silvia Calbo Aroca4
¹UFRN/PPGECNM/Departamento de Física Teórica e Experimental, autastella@yahoo.com.br
²UFRN/PPGECNM, fabiofowl@live.com
³SEEC-RN/Escola Estadual em Tempo Integral Alfredo Mesquita Filho, radma_almeida@hotmail.com
4Colégio Planeta, silaroca@gmail.com

Resumo: Descrevemos e refletimos sobre os momentos formativos que vem ocorrendo para a capacitação dos mediadores que atuam num projeto de popularização da Astronomia e áreas afins com um Planetário Móvel, cujas principais ações ocorrem por meio de mostras com sessões, interações sobre objetos didáticos, e observações ao telescópio. Analisamos as características de duas formações iniciais oferecidas no âmbito do projeto para os membros da equipe, bem como a natureza dos momentos de formação continuada que têm sido propiciados. As dimensões científica e pedagógica têm sido as mais enfatizadas nas propostas de formação inicial. Na dimensão pedagógica, três elementos teóricos têm sido utilizados como fundamentos para as ações do projeto e dos mediadores: a ideia de popularização; a ênfase na valorização e no incentivo a vivências com o céu e a valorização da diversidade epistemológica, ambas defendidas na abordagem humanística para o ensino de Astronomia; e os estudos sobre dificuldades de representação espacial na aprendizagem de conteúdos de Astronomia. Apontamos, em nossa sistematização, a necessidade de ampliar as propostas formativas de modo a favorecer também, associado à dimensão pedagógica, o desenvolvimento de estratégias de mediação, no sentido de oferecer e aprimorar conhecimentos sobre o como mediar, por parte dos membros da equipe.

Palavras-chave: Popularização da Astronomia; Planetário; Formação de mediadores.

Trabalho Completo